Saiu o resultado do teste da Covid-19 do apenado internado na Santa Casa de Alegrete

No final da tarde desta terça-feira (7), a Susepe foi informada que o teste da Covid-19 do apenado internado na Santa Casa, deu negativo.

Este foi o quinto caso suspeito descartado no Município. Conforme o administrador, Cledir Pies, o detento, natural de Pelotas, permanece hospitalizado para tratar uma pneumonia. Além do teste rápido do Coronavírus ele também realizou teste da tuberculose, ambos negativos.

Esta é uma notícia que tranquiliza todos os policiais e agentes da Susepe que tiveram contato com o apenado. Assim como, os demais presos e familiares.

Atualmente, Alegrete registra um caso positivo, cinco descartados, nenhum suspeito e mais de 180 pessoas monitoradas com sintomas gripais pela rede de saúde do Município.

O apenado, de 25 anos, preso pela Brigada Militar por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, no bairro Airton Senna, teve o primeiro atendimento médico no último sábado, quando foi coletada a amostra para o teste devido à suspeita.

Em contato com o diretor do Foro, Rafael Echevarria Borba , titular da Vara Criminal e substituto na 2º Cível ele citou que o Diretor do Presídio – Cledir Pies – o informou imediatamente o resultado negativo do exame realizado.O resultado negativo, com toda a certeza, traz alívio, não apenas para os presos/apenados e suas famílias, mas também para os agentes da SUSEPE, os quais ficam expostos a eventual contaminação no ambiente carcerário.

Também acrescentou que na inspeção e no atendimento no Presídio Estadual de Alegrete realizado no dia 17/03/2020, além do mais, acompanhado pela Promotora de Justiça DANIELA FISTAROL e pela Presidente do Conselho da Comunidade MAIRA MARQUES foi tratado com a Direção do Presídio e com os presos sobre a situação do coronavírus, bem como, foi buscado identificar eventuais apenados e presos preventivos em situação de risco, a fim de ser reavaliada a situação de todos eles.

No dia 18/03/2020, em sequência, com a Promotora de Justiça DANIELA FISTAROL e com a Defensora Pública LUIZA DA SILVA GARCIA, em mutirão carcerário, examinaram diversos Processos de Execução Penal pendentes, bem como alinhamos o exame dos demais processos durante o prazo de fechamento dos foros por força da RESOLUÇÃO 003/2020-P e do ATO 11/2020-CGJ com o exame conjunto, caso necessário, por conferências virtuais.
No dia 25/03/2020, outrossim, foi liberado valores do Fundo de Penas Alternativas para aquisição dos materiais de limpeza e proteção em vista da pandemia de coronavírus em favor do Presídio Estadual de Alegrete, bem como no dia 31/03/2020 em favor da Irmandade Santa Casa de Alegrete para aquisição de insumos para o combate a pandemia.

“Acrescento, outrossim, em relação a pandemia de coronavírus, que, nos termos do Ofício 64/2020-PEAL, foi separada uma cela para triagem dos novos presos pelo período mínimo de 48 (quarenta e oito) horas, para monitoramento de suas condições de saúde, uma cela de isolamento para permanência mínima de 14 (quatorze) dias, na galeria e outra no seguro, bem como uma cela reservada para isolar eventual caso suspeito ou confirmado de coronavírus.” – finalizou.

O resultado do teste saiu horas depois da atualização do boletim epidemiológico, realizado pela Secretaria de Saúde, que está sendo emitido às 15h.

 

Flaviane Antolini Favero