São 592 bolsas pelo Prouni na Região Central

Inscrições começam nesta segunda e vão até quinta-feira

prouni

Os vestibulares das universidades federais do país já terminaram, mas os candidatos a uma vaga no Ensino Superior ainda têm uma chance de estudar de graça. Ou, pelo menos, pagando a metade do valor da mensalidade.

Desta segunda-feira até a próxima quinta-feira, dia 29, estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). O programa do governo federal oferece bolsas integrais ou parciais (50% do valor da mensalidade) em instituições privadas do país. Na região, são 592 bolsas (veja quadro ao lado).

Novos critérios neste ano

Neste ano, para participar é necessário ter realizado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 e ter obtido no mínimo 450 pontos na prova, além de não ter zerado a redação.

Estão aptos a se inscrever estudantes de escolas públicas ou privadas e professores da rede pública – com contrato permanente – que concorram aos cursos de licenciatura.

Na hora da inscrição, que é feita somente no site, o candidato deve informar o número de inscrição e senha do Enem, e pode escolher até duas opções de instituições, cursos e turnos de sua preferência e perfil econômico.

O Ministério da Educação alerta: não deixe para se inscrever no último dia. O sistema costuma ficar lento e há risco de você não conseguir carimbar o passaporte ao Ensino Superior.

O calendário
– 26 a 29 de janeiro – Período de inscrições
– 2 de fevereiro – Resultado da 1ª chamada
– 2 a 9 de fevereiro – Comprovação de informações da 1ª chamada
– 19 de fevereiro – Resultado da 2ª chamada
– 19 a 24 de fevereiro – Comprovação de informações da 2ª chamada
– 2 e 3 de março – Prazo para participar da lista de espera
– 10 e 11 de março – Comparecimento dos candidatos para entrega da documentação

Bolsas
– Bolsa integral – Renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa
– Bolsa parcial – Renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa

Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA