Sargento mineiro, regente da banda do 10º B LOG, agora é do Maranhão

Alegrete registrou a despedida de mais um militar, identificado com a 3ª Capital Farroupilha.

O 1º Sgt Marcos dos Santos Liandro, foi transferido para 24º BIS em São Luís do Maranhão. Ele que veio para Alegrete, do 2º Batalhão de Infantaria de Selva, Belém – PA, iniciou suas atividades no 10º Batalhão Logístico – Batalhão Marques de Alegrete, no dia 8 janeiro de 2018.

As vivências de uma alegretense em relação à Pandemia do Coronavírus na Bélgica

O maestro mineiro, com seu estilo irreverente, cativou com seu jeito sempre alegre, dar uma nova roupagem e, consequentemente, uma nova vida aos eventos e festividades na comunidade alegretense.

Como é o Dia de Finados nas diferentes religiões

A execução do hino da cidade em todas as suas apresentações, foi a sua marca no ano de 2018 e 2019. A população que estava presente, sempre pedia esse hino, a fim de cantar com os músicos da nossa Banda de Música, o “Canto Alegretense”. Por seu profissionalismo e amor à profissão, o Sgt Liandro recebeu inúmeras condecorações em Alegrete:

1º – Diploma de Amigo do 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, outorgado pelo Coronel de Engenharia, Jorge Cláudio Gomes, atual comandante do 12º BE CMB BLD em 08 abril 2019;

2º – Em 26 de abril, recebeu na Câmara Municipal de Alegrete, numa “Sessão Solene de Outorga de Título de Mérito Legislativo” de acordo com o Decreto Legislativo nº 35 de 22 nov 2018, como reconhecimento pelo apoio prestado à sociedade alegretense.

Alegretense, residente na França, descreve o caos que se aproxima com a segunda onda da Covid

3º – Diploma de Amigo da 12º Companhia de Comunicações Mecanizada, cedido pelo Major de Comunicações Nelcinei de Freitas Valente, atual comandante da 12º CIA COM MEC em 11 julho 2019;

4º – Diploma de Amigo do 6º Regimento de Cavalaria Blindado, outorgado pelo Coronel de Cavalaria, Fábio Cordeiro Pacheco, atual comandante do 6º RCB em 19 agosto 2019;

5º – Diploma de reconhecimento da excelente cooperação e relevantes serviços prestado, como mestre da Banda de Música do 10º B Log, junto à 1ª Feira do Empreendedorismo do Alegrete (Alegrete Fest), outorgado pelo Presidente do Centro Empresarial de Alegrete, RS, Ilmo. Dr. Francisco César Pedroso, em 15 novembro 2019.

Neste ano, por motivo da pandemia do Covid-19, sem eventos e festividades no município, o brilho e a alegria do Sgt Liandro frente à Banda de Música ficou ofuscado.

Com transferência para São Luís, o militar agradece o apoio da população e salienta que amou a cultura alegretense. Seu trabalho foi reconhecido pelos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

A guria de Alegrete que se tornou alambradora para ter trabalho e um salário digno

No ultimo dia 1º de novembro, o sargento comemorou seu aniversário e seguiu destino ao Maranhão, sem antes ser homenageado pelo 12º BE Comb, 6º RCB, 12ª Cia Com e 10º B LOG.

“Minha expressão facial diz tudo. Me faltam palavras para definir o que fizeram por mim nessa cidade. Me sinto grato por tudo. Vou seguir para uma nova trincheira. De lá sempre lembrarei de todos os meus amigos que aqui deixei. Fiquem com Deus”, destacou o sargento, em entrevista ao Portal Alegrete Tudo.

Marcos dos Santos Liandro, 47 anos, é mineiro natural da cidade de Barroso. Casado, o 1º Sargento Liandro, vem de uma família de seis irmãos, três homens e três mulheres.

O irmão mais velho é atualmente Capitão Músico do Exército Brasileiro; Filho do casal Cecília Batista e Mario José, o militar é evangelista da Assembleia de Deus Ministério da CADB.

Brigada Militar doou brinquedos a centenas de crianças de Alegrete e Manoel Viana

Ele iniciou seus estudos musicais na Banda de Música da Prefeitura de Barroso-MG, aos 08 anos.
Aos 18 anos, em 1991, após sua incorporação no 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, localizado na cidade mineira de São João Del Rei – MG, prestou concurso de soldado músico na Banda de Música desta Organização Militar.

O sargento foi um dos pioneiros quando por cinco anos participou da criação da Banda Sinfônica do Exército em São Paulo. Em 2018, foi transferido para 10º Batalhão Logístico em Alegrete, e agora para o 24º BIS em São Luís no Maranhão.

Com um repertório escolhido a dedo, de acordo com o evento e público, Liandro colocou a banda na comunidade. Presente nos principais eventos da cidade, o gingado do mineiro é estilo próprio. Ele conta que é um relacionamento direto e profundo com cada peça executada.

Júlio Cesar Santos                           Fotos: acervo pessoal