Saúde do Trabalhador em destaque no âmbito regional

O evento se tornou referência, visando a saúde do trabalhador

equipe Cerest
A cidade de Alegrete teve dois dias para debater a saúde dos trabalhadores com a realização do II Seminário Regional de Saúde do Trabalhador, que ocorreu dias (14) e (15). O Centro de Referência à Saúde do Trabalhador – Fronteira Oeste (CEREST – Oeste) com apoio da Prefeitura do Alegrete, através da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde realizaram pelo segundo ano consecutivo o seminário.
Além dos trabalhadores em geral, líderes sindicalistas, profissionais da área de saúde e alunos dos cursos de técnicos de segurança juntamente com técnicos TST e representantes das secretarias de saúde dos 11 municípios da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Entre várias palestras e debates o evento contou com 250 inscritos, que receberam certificados e assistiram assuntos com temas relacionados a saúde do trabalhador. A palestra de abertura com Marcelo Luiz Schreinert, eletricitário e vítima de um acidente de trabalho em 1993, que tocou uma rede de 23 mil volts e, por consequência deste fato, perdeu um braço e uma perna. Marcelo passou por 38 cirurgias, ficando um ano e meio hospitalizado. Na atualidade é prefeito reeleito do município de São Jerônimo.
Uma plenária do Conselho Gestor e Saúde do Trabalhador reuniu os coordenadores regionais. Roque Perusso Veiga, técnico do Ministério da Saúde liderou a mesa redonda. Já no Centro Cultural, Virgínia Dapper, Médica da Secretaria Estadual de Saúde falou sobre Agrotóxicos.
O Auditor Fiscal do Trabalho, professor da UFRGS e médico do Trabalho, Paulo de Oliveira Barros alertou os participantes sobre a vigilância em Frigoríficos e explicou itens obrigatórios da NR-36 que dispõe sobre a Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados.
A Dra. Maria Carlota Borba Brum, responsável técnica do ambulatório de doenças do trabalho do HCPA, dissertou sobre acidentes no ambiente hospitalar e relatou sua experiência.
O Seminário encerrou com uma mesa redonda sobre saúde do trabalhador nas fronteiras e uma visão detalhada do Panorama da saúde do trabalhador no Brasil, com o técnico do Ministério da Saúde, Roque Perusso.
O coordenador do Cerest, Clímaco Malmann avaliou como positivo esta segunda edição, enfatizou a importância de zelar pela saúde do trabalhador. Já a secretaria de saúde, Maria de Horto, enfatizou a qualificação com ações de prevenção conjuntas em todas as áreas. Fortalecendo o trabalhador com iniciativas como esta.
Os últimos boletins informativos do INSS são de 2012. Os quais apontam 384 acidentes de trabalho em Alegrete em 2012. Sendo 244 como acidentes típico com CAT – Comunicado de Acidente de Trabalho. Acidentes de trajeto com Comunicado foram 32, acidentes doenças com CAT25 e sem CAT83. Neste ano não foi registrado óbito.
Dr. Climaco