Secretaria de Agricultura e Pecuária explica a derrubada dos eucaliptos do Parque Rui Ramos

Moradores reclamaram da derrubada das árvores

eucaliptos
Abaixo, o comunicado da Secretaria de Agricultura e Pecuária explicando o porquê da derrubada dos eucaliptos do Parque Rui Ramos
Eucalipto é a denominação popular de mais de 700 espécies arbóreas do gênero Eucalyptus (denominação botânica), nativas da Austrália e introduzidas no Brasil em 1909. São, portanto, espécies exóticas, mas de grande valor comercial, pela extensa gama de utilizações: pasta de celulose, madeira para construções urbanas e rurais, carvão vegetal, indústria moveleira, óleos essenciais, dentre outras, para citar apenas as mais conhecidas. Sua importância reside no fato de que poupa espécies nativas e contribui, portanto, para evitar desmatamento.
No entanto, sua utilização em áreas urbanas é extremamente problemática e, às vezes, perigosa. Sua importância como planta ornamental é discutível. Além disso, tratando-se de árvores de grande porte, necessitam de um sistema de raízes bem desenvolvido para dar-lhes sustentação. Não é o que ocorre em nossa cidade, devido à predominância de solos de rochas basálticas superficiais que obrigam as raízes dos eucaliptos a desenvolverem-se superficialmente, não dando a necessária sustentação a árvores de porte gigantesco.
Resultado: em épocas de muitas chuvas, com o solo com umidade excessiva, a ocorrência de ventos fortes pode derrubar os eucaliptos, causando danos de grande monta. É o que ocorreu há pouco tempo na Praça da Redenção, em Porto Alegre, causando a morte de uma pessoa e ferimentos graves em outra.
Atentos aos perigos acima citados, os técnicos da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município, vêm realizando a supressão das árvores que representam risco iminente à população, como os eucaliptos do Parque Rui Ramos, alguns já mortos e outros altamente infestados por plantas parasitas (erva de passarinho), cuja morte é questão de algum tempo.
Tratando-se de um problema eminentemente técnico, com farta comprovação da necessidade de supressão destas árvores, não há o que discutir, nem esperar que ocorra uma tragédia para só então agir.
Especificamente quanto aos eucaliptos do Parque Rui Ramos, já está planejada a substituição dos mesmos por espécies nativas ornamentais, de porte adequado e adaptadas ao tipo de solo do local.
JOSÉ EURICO TRINDADE DA COSTA
DIRETOR GERAL DA SAP e Eng° Agrônomo.