O prefeito Ronnie Mello (PP) demitiu uma funcionária do setor de saúde básica da Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira, 7/10, ao tomar conhecimento de um desvio no setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que acabou em uma tentativa de extorsão, fato registrado na Polícia Civil.
O Jornal CIDADE apurou que a funcionária atuou junto ao TFD para que um “affair” – que conhecera pela internet – fosse incluído na lista de passageiros de Porto Alegre para Uruguaiana, para participar da festa de aniversário do Prefeito. Passado o evento, a moça passou a ser chantageada pelo rapaz, que exigia dinheiro para não expor o desvio de conduta e finalidade do serviço público, à imprensa. Como não teve sucesso com ela, ele passou a chantagear o secretário de Saúde, Celso Duarte, que rapidamente levou a situação ao conhecimento do Prefeito. De imediato, Ronnie Mello demitiu a funcionária, determinou instauração de sindicância, e que Celso Duarte registrasse ocorrência na Polícia Civil.
O acusado de chantagem possui extensa lista de passagens pela polícia, e responderá a inquérito policial em Uruguaiana, por extorsão.
Questionado pelo Jornal CIDADE quanto a falta de controle pelo setor de TFD, Celso Duarte disse haver determinado à diretora do Serviço, Carla Cardoso Goulart, que passe a instruir a relação de passageiros com documentação completa dos pacientes, para conferência prévia pelo próprio Secretário. Importante destacar que a diretora do setor de Tratamento Fora do Domicílio é funcionária pública há 30 anos e recebe mais de R$ 6 mil mensais, e não consegue controlar uma listagem de pacientes e acompanhantes usuários do serviço.
Fonte e foto: Jornal CIDADE