Semana que vem inicia declaração do imposto de renda

A partir do dia 7 de março inicia a data para a declaração do imposto de renda de 2022 até o dia 29 de abril. Após esta data, o contribuinte que apresentar a declaração receberá multa pelo atraso.

Imposto de Renda
Imposto de Renda

Quem for declarar pode deixar uma parte do seu imposto devido para os Fundos da crianças e do Adolescente ou do Idoso de Alegrete, sem prejuízos à sua declaração total.

De acordo com o Secretário Especial da Receita Federal, auditor-fiscal Julio Cesar Vieira Gomes, a expectativa é de que 34.100.000 declarações sejam enviadas até o final do prazo

O Imposto de Renda é mensalmente retido no salário ou pago com base em outros rendimentos dos brasileiros. Há ainda uma declaração obrigatória anual — uma forma de a Receita Federal verificar se o cidadão está pagando mais ou menos impostos do que deveria.

Violento acidente no cruzamento da Vasco Alves com Andradas

A declaração é feita considerando o ano anterior. Em 2022, por exemplo, você descreve os ganhos e gastos que obteve em 2021. É preciso declarar tudo o que ganhou no período, desde salários, aposentadoria, rendimentos de aluguel ou investimentos, como você verá adiante.

Depois, é possível listar algumas despesas feitas no mesmo período. Elas podem ser abatidas na declaração e, consequentemente, reduzir o valor dos impostos pagos — são as chamadas deduções do IR.

Entre os gastos que o contribuinte pode deduzir do IR, é possível citar, por exemplo, aqueles com:

  • despesas médicas (sem limites);
  • filhos ou pais (dependentes, no valor máximo de R$ 2.275,08 por dependente, em 2021);
  • educação (escola e faculdade, no valor máximo de R$ 3.561,50 por dependente, em 2021);
  • contribuição à Previdência Social (sem limites);
  • contribuição à Previdência Privada (apenas no plano PGBL e que corresponda a até 12% da renda tributável).
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários