Nos últimos meses, cenas de pessoas deixando leitos hospitalares aplaudidas pela equipe médica, após se recuperarem da Covid-19, se repetiu por muitas vezes. As infecções causadas pelo novo coronavírus podem deixar sequelas motoras e respiratórias em alguns pacientes que tiveram complicações decorrentes da doença.
O tempo de reabilitação dos pacientes vai depender da gravidade das sequelas, da idade e da presença de outras comorbidades, por isso é importante que os pacientes que já tiveram o COVID-19 fiquem atentos a qualquer agravo, principalmente os pacientes que passaram pela Unidade de Terapia Intensiva -explicam os fisioterapeutas.
Com isso, não é novidade que o fisioterapeuta pode atuar em diversas áreas, mas muitas pessoas desconhecem a importância desse profissional no tratamento das sequelas pós Covid-19. A sua atuação contribui para evitar complicações cardiorrespiratórias e motoras em indivíduos hospitalizados, bem como para recuperar a funcionalidade, principalmente da capacidade pulmonar e aeróbica daqueles que tiveram a doença.
Ainda não há estudos conclusivos sobre a extensão das sequelas de Covid-19, porém uma parcela significativa dos doentes recuperados continua necessitando de assistência fisioterapêutica após a alta hospitalar. Um desses casos é da alegretense Drica Almirão.
Ela que já foi pauta no PAT ao falar da sua experiência ao saber que estava infectada com o vírus e todas às complicações que enfrentou, novamente trouxe o seu relato sobre o pós Covid e o tratamento realizado junto ao Complexo Alexandre Lisboa, pela Prefeitura Municipal de Alegrete.
Drica começa a narrativa descrevendo que quando chegou à fisioterapia estava muito ansiosa e angustiada. Já havia se passado dois meses do início da infecção pelo vírus. Porém, ela sentia-se muito cansada, não conseguia dormir à noite com tosse, além de muita dor de cabeça e nas costas.
“Desde o primeiro dia com o acolhimento e orientações recebidas pela Luciane Estivalet Sheila (Fisioterapeuta) entendi que precisava me acalmar e a atenção e a paciência das profissionais têm sido fundamentais para minha recuperação. Entendi que é um processo muito lento que às vezes causa uma grande angústia. Entretanto, contar com este serviço é tão importante quanto a atenção no hospital. As sequelas são dolorosas e limitantes. Me senti cuidada e gostaria muito que houvesse investimentos maiores neste serviço. Só assim, mais pessoas podem ser beneficiadas também. São muitos que sofrem os efeitos dessa doença. Meu respeito e gratidão aos Funcionários do Serviço de Fisioterapia. (Todos) Luciane Estivalet Sheila, Patricia Hoffmann Mari, Ludimila Marinho Da Silva Vieira extensivo ao vice-Prefeito Jesse Trindade Santos, Prefeito Márcio Amaral e Secretária de Saúde Haracelli Fontoura.” -destacou.
E para finalizar, Drica deixou a seguinte mensagem: #MAISINVESTIMENTOS NA FISIOTERAPIA! Programa de Reabilitação Pulmonar.Desde já, nós usuários, agradecemos.