Série sobre artista visual Xadalu Tupã Jekupé é gravada em Alegrete

Durante os dias 17 e 18 de maio, foi gravado parte da série sobre o artista visual alegretense, radicado em Porto Alegre, Xadalu Tupã Jekupé.

MISTURADOS, é um documentário poético sobre as influências e as trocas culturais presentes na vida e na obra de sete artistas que vivem no estado do Rio Grande do Sul. A partir de imagens e reflexões revelam-se aspectos muitas vezes invisibilizados da transculturalidade e da diversidade cultural que existe neste território.

 

Dos povos guaranis e kaingangs aos afrodescendentes, dos ritmos da milonga ao candomblé, das poéticas urbanas e rural, ao cotidiano da vida na capital do estado. Foram convidados sete artistas nas áreas da música, do cinema, da literatura e das artes visuais: Bebeto Alves, Cristal Rocha, Xadalu Tupã Jekupé, Leo Sosa, Richard Serraria, Pará Yxapy (Patrícia Ferreira) e Vangri Kaingang.

 

Xadalu Tupã Jekupé nasceu no Alegrete, e se tornou um instrumento de Nhanderu Tupã que leva a informação em forma de arte a serviço da comunidade Mbya Guarani. Seus trabalhos são frutos de conversas em rodas em volta da fogueira com Karai (sábios) de diversas comunidades, levando cisões e inquietações das aldeias para a cidade em forma de arte urbana, mostrando os contrastes sociais entre a cultura indígena e a cultura ocidental.

 

Tupã Jekupé também tem o trabalho que transita entre museus e galerias, buscando o máximo da valorização da cultura Guarani Mbya, onde o valor dos trabalhos e dividido com a aldeia. Suas imersões dentro das aldeias buscam a produção das artes visuais dentro da comunidade entre jovens e velhos. Suas oficinas de serigrafia são agraciadas pela comunidade Mbya se tornando sustento com a venda de camisas e postais. Mais informações: http://www.xadalu.com/

As gravações em Alegrete foram feitas por Alisson Machado, integrante do Coletivo Muticultural, com auxílio técnico de Célio Pedroso, também membro do Coletivo, com apoio na logística de Paulo Amaral, do Sesc Alegrete. Em agosto, Xadalu fará uma exposição em Alegrete através do Projeto Arte Sesc – Cultura por toda a parte.

Júlio Cesar Santos                                          Fotos: Paulo Amaral