Serviço de telefonia celular no Rio Grande do Sul é abalado por falta de luz

Operadoras se mobilizam para tentar restabelecer comunicação entre usuários

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Entre os numerosos transtornos que os gaúchos estão enfrentando após o temporal da última madrugada está a falta de comunicação por celular, em algumas regiões do Estado. Usuários de diversas operadoras relataram problemas ao tentar ligar para outras pessoas do celular.

As empresas informam que a falta de luz em muitas regiões se deve à interrupção no fornecimento de energia elétrica, que afeta o serviço.

A Telefônica Vivo informou por meio de nota oficial que o problema atinge principalmente a Região Metropolitana, o Vale do Rio Pardo e a Região da Campanha, e que desde a madrugada há equipes técnicas trabalhando para reparar os danos. A empresa está locando geradores para que os serviços voltem o quanto antes.

A TIM informa que falhas nos serviços de voz e dados no Estado são decorrentes da falta de energia e de infiltrações de água nas estações das antenas. Equipes da empresa já trabalham para solucionar os casos o quanto antes.

A Claro informa que alguns clientes estão enfrentando dificuldades para acessar serviços de voz e dados devido às chuvas da última madrugada em Santa Maria e que a empresa está empenhando todos os esforços para restabelecer os serviços o mais breve possível.

A Oi informou em seu comunicado que os temporais provocaram rompimento de fios e cabos por quedas de árvores e postes da rede elétrica e também pela interrupção de estradas estão entre as causas das dificuldades em usar serviços de telefonia fixa e móvel e de internet banda larga da companhia. Enchentes e alagamentos também aceleram a degradação da rede e dificultam o trabalho de manutenção. Porém, a empresa montou equipes de força tarefa para, mesmo durante o fim de semana, atuarem nos reparos em todas as regiões do Estado. Estão tendo prioridade de conserto danos que afetam hospitais, escolas e prefeituras. “O restabelecimento total dos serviços de telecomunicações está condicionado à recuperação da infraestrutura local, além do retorno da energia elétrica”. Clientes e entidades públicas podem pedir reparos pelo número 10314.

Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA