Servidores da saúde concluem o curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Idoso

Da turma de 30 profissionais, cerca de 15 são servidores da saúde em Alegrete, entre enfermeiros, nutricionistas e agentes comunitários de saúde

Dos 30 servidores qualificados pela Escola de Saúde Pública na 10ª CRS, 15 são de Alegrete
Na tarde da última quinta-feira (09), servidores de Alegrete receberam o certificado de conclusão do curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Idoso, no auditório do SESC. Promovido pela Escola de Saúde Pública do rio Grande do Sul, o curso foi ministrado aos servidores de saúde dos municípios da 10ª Coordenadoria Regional da Saúde através da unidade do SENAC em Uruguaiana.
O curso, ministrado de 16/05 a 26/09, teve carga horária total de 160 horas e teve três módulos: o contexto sociocultural do envelhecimento, o processo do envelhecimento e o cuidado do idoso e rede de cuidado ao idoso. Da turma de 30 profissionais, cerca de 15 são servidores da saúde em Alegrete, entre enfermeiros, nutricionistas e agentes comunitários de saúde.
Servidores da saúde qualificados para o atendimento aos idosos
A qualificação desses profissionais só foi possível por meio da pactuação entre gestores municipais e a Secretaria de Saúde do Estado. A diretora da Escola de Saúde Pública, Waleska Pereira, defendeu a descentralização dos cursos de educação permanente dos profissionais da saúde. “Entendemos que a descentralização das atividades da Escola Pública é importante porque precisamos facilitar o acesso à formação continuada dos profissionais que estão longe dos grandes centros”, afirma.