Sesc apresenta Líricas Femininas, atração gratuita do Sonora Brasil no Centro Cultural

Promovida pelo Sesc, a maior iniciativa brasileira de circulação musical vai passar por 12 cidades gaúchas. Neste sábado (10), é a vez da 3ª Capital Farroupilha receber o espetáculo “Líricas Femininas”. Às 20 h, no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek, o circuito com líricas histórias tem entrada franca.

Em sua 22ª edição, o Sonora Brasil apresenta números que justificam o título de maior projeto de circulação musical do País. Promovido pelo Sesc, já alcançou 750 mil pessoas, com 6.098 concertos, de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras.

Ao todo, 431 músicos já se apresentaram no circuito, que a cada biênio aborda duas temáticas diferentes e promove a circulação dos artistas por todas as regiões brasileiras. Em 2019/ 2020 os temas apresentados serão “Líricas Femininas – A presença da mulher na música brasileira” e “A Música dos Povos Originários do Brasil”.

No Rio Grande do Sul, as cidades de Porto Alegre, Alegrete, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Ijuí, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas e Santa Rosa recebem espetáculos a partir de agosto. Confira a programação completa abaixo.

O tema “Líricas Femininas, exalta a presença da mulher na música brasileira. Busca dar visibilidade à produção das mulheres, que por muito tempo foi pouco reconhecida. Ao todo serão 14 artistas, compositoras e intérpretes que apresentarão ao público em quatro circuitos os programas compostos exclusivamente por obras de compositoras e letristas brasileiras reunidas especialmente para o Sonora Brasil.

Com uma abordagem cronológica, apresenta repertório que traz à luz a obra e a história de compositoras representantes de várias fases da música brasileira, especialmente a de concerto, muitas delas sem reconhecimento público, apesar de uma produção relevante.

Integrantes: Gabriela Geluda (RJ) voz, Anastácia Rodrigues (PE) voz, kalimba e pandeirão, Priscilla Ermel (SP) violão e viola caipira e Vanja Ferreira (RJ) harpa.

Júlio Cesar Santos                                                        Foto: SESC (divulgação)