O Sesc lança este mês para alunos de 13 estados o projeto de EAD-EJA (Educação a Distância para Jovens e Adultos). O objetivo é dar oportunidade a essas pessoas de cursar o ensino médio à distância gratuitamente e, ao mesmo tempo, obter uma qualificação profissional.
As inscrições encerram neste domingo (20) e devem ser feitas pelo site. O início das aulas está previsto para março.
No Rio Grande do Sul, os polos estão presentes em 34 municípios:
- Alegrete
- Bagé
- Bento Gonçalves
- Cachoeira do Sul
- Camaquã
- Canoas
- Carazinho
- Caxias do Sul
- Cruz Alta
- Erechim
- Farroupilha
- Frederico Westphalen
- Gravataí
- Ijuí
- Lajeado
- Montenegro
- Novo Hamburgo
- Passo Fundo
- Pelotas
- Porto Alegre (Alberto Bins)
- Rio Grande
- Santa Cruz do Sul
- Santa Maria
- Santa Rosa
- Santo Ângelo
- Santana do Livramento
- São Borja
- São Leopoldo
- Taquara
- Torres
- Tramandaí
- Uruguaiana
- Venâncio Aires
- Viamão
Nesta primeira fase, o Sesc EAD-EJA oferece como qualificação profissional o curso de produção cultural. Os estudantes que participarem da EAD-EJA terão também acesso a atividades presenciais e online de cultura, esporte e lazer oferecidas pelo Sesc nos estados participantes.
“Este novo projeto do Sesc visa contribuir com a redução da evasão escolar no Brasil. Acreditamos que compatibilizar o uso de uma plataforma de educação a distância, alinhada a momentos presenciais, dará mais flexibilidade a esse jovem e será um estímulo para que ele conclua o Ensino Médio. Somado a isso, o aluno vai sair com uma qualificação profissional. A nossa proposta é garantir a formação e ajudar a prepará-lo para os desafios da vida e do mundo do trabalho”, explica Cynthia Rodrigues, Gerente de Educação do Departamento Nacional do Sesc.
O projeto é realizado em parceria com o Senac, responsável pela plataforma de realização do curso. As aulas serão 80% em formato virtual e 20% presencial, com atividades que proporcionem o intercâmbio com ações de outras áreas.
O curso será desenvolvido em três semestres, com carga horária total de 1.200 horas. Poderão se inscrever pessoas com mais de 18 anos.
No total, serão oferecidas aproximadamente 2,5 mil vagas e, ao final do curso, os alunos receberão certificado de conclusão do Ensino Médio com qualificação profissional.
Para mais informações confira o edital. Veja as cidades que terão polo do EJA-EAD Sesc neste link.