A cantora Shana Müller, uma das mais importantes vozes femininas do cenário regional, celebra 20 anos de carreira com uma nova turnê do show “Canto de América”, uma homenagem à música e cultura latino-americana. A série de shows percorreu oito cidades do Estado, promovendo a descentralização da cultura e levando ao público canções de grandes referências da música latina. O show tem tradução em libras e são fornecidos abafadores de som e objetos sensoriais para incluir a comunidade neuro divergente.
O espetáculo, que estreou no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, em 2022, é construído em português e espanhol, e destaca ritmos como bolero, tango, milonga, chacarera e zamba. A interpretação da cantora imprime sua personalidade a canções gravadas por grandes referências de sua carreira como Mercedes Sosa, com quem dividiu o palco em duas oportunidades, Teresa Parodi e Violeta Parra. “O roteiro faz referência ao papel das mulheres artistas e compositoras sul-americanas que marcaram a minha sonoridade desde a infância”, conta. “É também um resgate da cultura índia, negra e espanhola, tão importantes na formação da nossa gente. Acredito que minha arte é ao mesmo tempo regional e plural, sem fronteiras e para diversos públicos”.
A turnê faz parte do projeto Banrisul Apresenta, selecionado no Edital Reconstruir Cultura RS, e conta com o patrocínio do Banrisul, além das parcerias de Rio Grande Seguros e Previdência e Icatu, e o apoio do Armazém Bom Gado, RBSTV e TVE. O espetáculo promete encantar o público com interpretações cheias de emoção e autenticidade tendo, além do compromisso artístico, a acessibilidade para garantir que todos possam desfrutar da experiência cultural de forma inclusiva.
Com uma banda formada por grandes músicos, com Felipe Barreto no violão, o acordeonista Guilherme Goulart, o pianista Cristian Sperandir, Bruno Coelho e Giovani Berti, na percussão, terá, em cada cidade, a participação especial de uma musicista. “Sou uma defensora da presença da mulher na música, da composição à interpretação, e acho de extrema importância trazer para o palco comigo talentosas colegas que têm a minha admiração”, destaca. “Trago a pauta do feminino em todas minhas atividades e acredito que a união das mulheres é o caminho para avançarmos na equidade de gênero”.
15/12: Alegrete – Praça Getúlio Vargas ao lado da Igreja Matriz de Alegrete.