
No início, ela não compreendia por que ele ficava tão feliz e estava sempre rodeado de tantas pessoas, fazendo algo que o deixava exausto. Dione a convidava para correr ocasionalmente, mas Simone ia, no máximo, uma vez por mês, pois aquilo ainda não fazia sentido para ela. Até então, ela era adepta da musculação e não corria nem na esteira.
A virada começou quando Simone decidiu correr com foco em participar de uma corrida em Santos, São Paulo, em maio de 2022. Esse evento seria um dos maiores do país, a Corrida da Tribuna, que reúne mais de 15 mil atletas de todos os cantos do mundo. Com alguns meses para se preparar, ela começou a treinar em janeiro de 2022 e, em março, sentiu a necessidade de ter um auxílio profissional para melhorar seu desempenho e aproveitar ao máximo o evento. Como ela sempre se dedica ao máximo em tudo que faz, decidiu buscar a melhor preparação possível.
Apenas 20,83% da área do Município de Alegrete é urbanizada
Em abril de 2022, ela participou de sua primeira prova e, desde então, vem colecionando amigos, memórias, medalhas e troféus. Em novembro do mesmo ano, ela acompanhou seu amado no Triathlon que ocorre em Passo Fundo, na época chamado Soloman. Inicialmente, ela foi como auxiliar, mas se encantou com a estrutura, o ambiente e a animação do evento. Decidiu, naquele momento, que no ano seguinte não estaria mais como staff, mas como participante. Em dezembro de 2022, iniciou a preparação para participar do evento em 2023.
Simone reorganizou sua rotina para encaixar treinos de bike, corrida e natação, começando a explorar o mundo do triatleta amador. Um dos maiores desafios foi a natação, pois aprendeu a nadar aos 35 anos e, inicialmente, não conseguia nem respirar para os dois lados ou nadar 100 metros sem parecer que ia se afogar. Determinada, ela se dedicou durante um ano inteiro para se preparar para o evento.
Delegacia Regional permanece em Alegrete e novo prédio terá reformas em 60 dias
Durante a preparação, ela enfrentou quedas e pausas para tratamento de lesões, mas incluiu as três modalidades em seu dia a dia, enquanto trabalhava 8 horas por dia, estudava para uma certificação internacional de idiomas e cuidava da casa e da família. Com o apoio profissional de um treinador/personal, nutricionista, fisioterapeuta e aulas particulares de natação três vezes por semana, ela levou a sério a participação em provas e se dedicou a fazer o melhor possível, mesmo que as condições não fossem ideais.
Neste meio tempo, Simone participou de muitas outras provas de corrida e sentiu que pertencia a um grupo. Ela se realizava no esporte, no trabalho e na vida pessoal. Perdeu o medo de falar com as pessoas e estreitou laços de amizade que a fortalecem diariamente. Simone encontrou verdadeiros amigos.
Em 26 de novembro de 2023, Simone participou do Raça Triathlon Urbano, seu primeiro triathlon, onde nadou 1000 metros, pedalou 50 quilômetros e correu 10 quilômetros. Foi um dia inesquecível, marcado por muita emoção e lágrimas de realização. A sensação de concluir um dia tão esperado, após um ano de dedicação, foi impagável. Atualmente, Simone já está se preparando para a próxima edição do evento, marcada para 24 de novembro de 2024.
No funeral de Murilo Martins, a dor do adeus ao som do ronco de motores e capacetes erguidos
Para ela, o esporte representa muito mais do que ter uma vida saudável; é um termômetro para todos os aspectos da sua vida, incluindo relacionamentos, trabalho e estudos. Se está em dia com seus treinos e apta a realizá-los, consegue se dedicar a todas as demais áreas.
No seu perfil, escreveu: “O esporte representa quem eu sou!” Ela se dedica a tudo que se propõe a fazer, cobrando sempre o melhor de si mesma. Gosta de ter uma rotina e de cumpri-la ao máximo. Às vezes, aprecia estar sozinha, como quando está correndo, mas também adora estar com amigos. Para Simone, o desafio de se superar é algo que só cada um pode fazer por si mesmo.
Atualmente, ela divide seu tempo entre o trabalho, os treinos (dois por dia, de segunda a sexta, e um longo no sábado), uma segunda graduação (está no segundo semestre de Nutrição), um clube do livro, e os cuidados com a casa e a família. A atleta escolhe viver dessa maneira todos os dias. Embora nem sempre acorde motivada, ter objetivos em mente a faz levantar e fazer o que precisa ser feito. Compartilha sua rotina de treinos e leituras para inspirar outras pessoas e trocar ideias e experiências, sabendo que alguém pode estar precisando daquele incentivo.
Simone aconselha: “faça um esporte de integração, dedique-se, treine, participe de competições e colecione momentos. A vida é muito mais do que pagar boletos e esperar pelo fim de semana. Que possamos viver intensamente esta vida que Deus nos presenteia diariamente! Garanto que os dividendos deste investimento serão constantes. Faça por você o que só você pode fazer”.
















