Os 45 anos de atividades do STRA, recebe distinção do vereador Roger Severo, com aprovação do Legislativo
A sessão solene na noite de quarta-feira foi uma homenagem ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegrete. A entidade comemora 45 anos neste ano. A proposição do vereador Roger Severo da Bancada do PP foi apresentada e aprovada por todos os parlamentares da Casa no dia 7 de julho.
Na tribuna o vereador explicou sua justificativa: “reconhecer o trabalho do Sindicato, tendo em seus 45 anos, relevantes serviços prestados aos trabalhadores rurais e a nossa comunidade, nada mais justo do que ao completar 45 anos de fundação e reconhecer em nome de seu presidente, Amâncio Macedo, vice Jesus Dorneles, diretoria, funcionários, colaboradores, mais de dois mil associados, nosso aplauso pelo trabalho realizado”, parabenizou Severo.
O presidente atual do Sindicato, Amancio Macedo agradeceu a homenagem, reconheceu a importância neste momento especial: “o vereador Roger Dorneles é nosso parceiro e faz parte de todo esse processo”, concluiu o diretor.
Em nome do PoderLegislativo, a presidente Cleni Paz, registrou a importância deste ato que reconhece uma história escrita por muitas mãos, com ações efetivas semeadas em terra fértil.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais é uma entidade que agrega pessoas com ideais em comum como dignidade, trabalho e justiça social, com lutas e conquistas pontuais no que tange a vida do trabalhador rural, do homem e da mulher do campo. Nesse contexto foi feita as homenagens dos vereadores a entidade.
Histórico
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegrete foi fundado em 14 de setembro de 1969, em uma assembleia realizada no CTG Vaqueanos da Fronteira, na Rua Bento Manoel nº. 1405, com a presença de trabalhadores rurais, havendo número legal de trabalhadores.
Registrado no Ministério do Trabalho e Emprego – MTE – tem como objetivo de defender o Produtor Rural (Agricultor Familiar, Pecuarista Familiar e Assalariado Rural), Produtores deLeite, produtores de Mel, Pescadores, Jovens, mulheres e Aposentados Rurais, desde então, vem desenvolvendo um trabalho voltado ao atendimento das dificuldades e anseios sentidos pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Integra-se com a comunidade através da participação nos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Agropecuário, Desenvolvimento Municipal, Meio Ambiente e de Saúde e do Conselho Regional de Previdência Social.
Constitui-se como membro efetivo na Coordenação da Associação Regional Fronteira dos STRs, filiado a Federação dos Trabalhadores na Agricultura – FETAG/RS.
Desenvolve ações reivindicatório frente Governo Federal, Estadual, através de negociações e mobilizações, buscando programas de apoio e incentivo ao produtor, tais como: Piso salarial nacional, estadual e municipal, PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), PROGER (Programa de Geração e Renda), Programa Nacional de Crédito Fundiário, Programa Troca-Troca de sementes de milho, aveia, azévem, com amplo prazo de pagamento, Comercialização do Leite, Horticultura, Agroindústrias Familiares, AGF ( Aquisição do Governo Federal) e EGF ( Empréstimo do Governo Federal) para a manutenção dos preços dos produtos rurais, habitação e diversos outras conquistas.
Oferece constantemente aos seus diretores e colaboradores cursos, encontros, seminários com o objetivo de melhor capacitá-los ao atendimento de seus associados.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegrete disponibiliza diversos serviços aos seus associados, tais como: médicos, odontológicos, de enfermagem, de escritório, contábeis, jurídico, informações e convênios médicos, hospitalar, laboratoriais e farmácias.
Fotos: Simone Paz