
Após uma crise que marcou o início de um quadro clínico complexo, Roger desenvolveu uma obstrução total da uretra, condição que o obriga a viver com sonda uretral há quase um ano.
A luta, até agora, tem sido marcada por idas e internação do hospital, procedimentos paliativos e ação judicial que ainda aguarda cumprimento por parte das autoridades. O paciente depende urgente de uma cirurgia, porque o uso prolongado de sonda provoca infecção e pode desencadear outros problemas de de saúde.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
Jauri informa que foram solicitados três orçamentos com médicos que fazem essa cirurgia que precisa tirar mucosa da boca e colocar no canal da uretra. Devido ao estrese e desespero da família, só conseguiram levantar dois orçamentos.
-Ver meu filho sofrer com dor e mesmo com sonda, muitas vezes, não conseguir urinar está nos terminado, disse o trabalhador. Aguardamos com ansiedade a decisão da Justiça, pois sabemos que tem muitos esperando por esta decisão, cita.
O agravamento do quadro de Roger foi identificado em janeiro de 2025. com relato de obstrução total do canal uretral e permaneceu hospitalizado por cerca de um mês. A alta foi concedida para evitar o risco de infecções hospitalares, mas o tratamento definitivo — a cirurgia de uretroplastia autógena — ainda não foi realizado.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
A situação
A Coordenadora Regional de Saúde, Haracelli Fontoura, ex colega de Exército deste paciente informa que acompanha o caso desde o início, e agora em maio passado, entrou em contato com o HUSM em Santa Maria e foi informada que Roger estaria em quinto da fila para cirurgia. -Vamos continuar monitorando esse caso e de outro pacientes de Alegrete, pois sabemos da urgente necessidade do procedimento, acentua a coordenadora regional de saúde.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
O urologista alegretense, Dr Alessandro Paim, explica que o uso da sonda a longo prazo nunca é o ideal, mas nesta situação é necessário. Não tem opção melhor, já que ele tem obstrução uretral grave. Ele diz que não faz essa cirurgia e recomenda sempre fazer com urologista acostumado a este procedimento, porque o resultado é muito melhor.