TáEscrito do CIEP alerta para o perigo do álcool na adolescência

Um projeto do Ensino Fundamental do CIEP, da professora de língua portuguesa, Marileia Marchezan realiza o taescritonociep.word press.com. Um jornal digital feito pelos alunos do nono ano. Dentre as várias matérias já veiculadas no Blog uma chama atenção, porque tem estreita relação com os jovens alegretenses.

Ta Escrito no CIep.JPG 4

CONFIRA A MATERIA QUE OS ALUNOS PESQUISARAM E REDIGIRAM PARA O TáEscrito

Álcool na adolescência

Pesquisas mostram que o álcool é uma bebida muito consumida na adolescência, sendo que os jovens  começam a ingeri-la cada vez mais cedo.

No Brasil, 80% dos adolescentes já beberam alguma vez e 22% dos jovens estão sob risco de desenvolver dependência dessa droga.

O uso de álcool na adolescência é desaconselhável porque o sistema nervoso central do jovem ainda está se desenvolvendo. O consumo de bebidas alcoólicas pode atrapalhar seu amadurecimento normal, causar alterações no desenvolvimento da personalidade e prejudicar funções como memória e atenção.

Ta escito no Ciep.jpg 8

As alterações no amadurecimento normal do cérebro nessa fase da vida serão para sempre. Prejuízos de memória e de atenção irão resultar em dificuldade de aprendizagem e piora no desempenho escolar. Essas dificuldades poderão levar a uma baixa autoestima, que por sua vez pode levar a um aumento do consumo de álcool.

A Lei brasileira proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, porém sabemos que muitos jovens bebem em casa, em festas e às vezes até em ambientes públicos. Sabemos que muitos comerciantes vendem bebidas com álcool para menores de idade, o que é ilegal.  Outra questão a ser analisada é  a propaganda, pois,  enquanto a sociedade condena o consumo dessas drogas, ela mesma aceita as campanhas publicitárias que estimulam tal consumo.

Ta Escrito no CIep.JPG 3

Alunas: Vitória Fogiatto e Emelin Severo – nono ano do Ciep

Jornal TáEscrito – Jornal Digital dos nonos anos

 

O trabalho é tão empolgante que muitos alunos escrevem algumas matérias até à mão.

Ta escito no Ciep.jpg 7

Ta Escrito no CIep.JPG 5

Ta Escrito no CIep.JPG 6

Os alunos pesquisam na internet, em jornais, em folhetos de campanhas. As matérias visam conscientizar as pessoas sobre diversos temas: consumo de álcool e outras drogas, violência no trânsito, DSTs etc.

O projeto ganhou  o certificado de mérito acadêmico na Mostra Diálogos, que ocorreu no 15º Seminário Latino-Americano de Educação e Cultura.