Trabalhos temporários devem aumentar com a chegada do fim de ano em Alegrete

O número de trabalhadores contratados em regime temporário não para de crescer no mercado de trabalho do Rio Grande do Sul, desde a aprovação do modelo, em 2017. Alegrete está entre as cidades que mais empregam nessa modalidade. Nesse modelo os funcionários não precisam trabalhar todos os dias da semana e as empresas pagam apenas pelas horas contratadas. Foram empregados mais de 183 trabalhadores nos últimos três meses e nessa época do ano.

Leia mais: Matheus, um jovem mestre da parrilla deixou Alegrete para grandes desafios em SP

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2017 o Estado registrou 622 acordos do tipo. Em 2020, foram 7,1 mil e, em 2021, foram quase nove mil novas oportunidades de emprego. Em 2024, até o presente momento, foram cadastrados mais de 6 mil novos empregados, sendo desses, 687, em Alegrete. A expectativa nesse fim de ano, setores como ambulantes e trabalhos informais de garçons e outros, cresça de fluxo no Município.

O volume de contratações nesse modelo pode acabar tendo impactos na Economia a partir de práticas que podem vir a ser adotadas pelos trabalhadores. De acordo com dados do MTE, neste ano o setor que mais contratou nesse modelo foi o de serviços, que inclui bares e restaurantes e ambulantes.

Na pesquisa, aponta que Alegrete, aparece entre as 20 cidades que mais empregam pessoas junto ao setor temporário. Empregos como: entregadores de jornal, baristas e vendedores ambulantes aparecem no topo da lista. A temporada de verão é listadas como o pico do movimento.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários