Na noite de 8 de dezembro de 2004, depois de um dia de chuva e incertezas quanto a realização do show, as pesadas nuvens deram lugar a um céu estrelado e, assim, Alegrete prestou a mais emotiva e grandiosa homenagem aos criadores do antológico Canto Alegretense.
Em duas horas, nomes como: Luis Carlos Borges; Dante Ramón Ledesma; Gaúcho da Fronteira: Elton Saldanha; Délcio Tavares; Victor Mateus Teixera Filho; Daniel Torres; Pirisca Grecco: Borghetinho e João Fontoura, proporcionaram o mais aplaudido espetáculo que a cidade já viu. Tudo conspirou a favor, o clima, o imponente cenário e uma banda com os maiores instrumentistas da nossa música, acompanhou os convidados.
Na platéia, autoridades do Município e Estado, convidados especiais e um público jamais visto, ocupou literalmente todos os espaços do lado leste da praça Getúlio Vargas. A Promoção da Nativa FM e IGTF, com o apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Alegrete, foi um justo e merecido reconhecimento aos autores da música que divulgou o nome da cidade para o mundo.
Acompanhe, a seguir, os momentos finais desse grande e inesquecível espetáculo. Nico fagundes, emocionado, deixou uma mensagem ao povo.
O clássico,” Origens”, que nasceu numa edição da Califórnia da Canção e tema do Galpão Crioulo, abriu a participação dos Fagundes na homenagem.
Antes do momento mais aguardado da noite, todos os músicos convidados subiram ao palco e juntos interpretaram o grande sucesso de Teixerinha, “Querência Amada”.
E, finalmente, o momento apoteótico da noite. Nico, Bagre, Ernesto e Neto, acompanhados de grandes vozes do nativismo e um gigantesco coral, interpretaram o Canto Alegretense, o mais belo hino de amor já composto à uma terra.