Semmam realiza trilha ecológica às margens do rio Ibirapuitã e no Sítio Ecológico Eloísi Paim

No último sábado (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente, às 10h, a Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) realizou uma trilha ecológica de limpeza às margens do Rio Ibirapuitã e no Sítio Ecológico Eloísi Paim.

 

Na ocasião, os servidores da Secretaria do Meio, acompanhados da secretária Gabriella Segabinazzi, participaram de um mutirão de limpeza, recolhendo todos os resíduos descartados irregularmente às margens do rio e no sítio. A atividade fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que iniciou dia 1º e vai até 11 de junho, e visou sensibilizar as pessoas sobre os impactos do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

 

O lixo jogado de forma irresponsável nas ruas, parques e praças da cidade, além de sujar esses espaços, impacta seriamente a fauna e a flora local e “volta” de forma negativa para a população, ao danificar o aspecto visual da cidade, exalar mau cheiro, atrair animais peçonhentos, entupir bueiros e propiciar alagamentos. Ao chegar ao rio, os detritos flutuantes ainda causam grande impacto negativo na biodiversidade local, prejudicando a fauna aquática. “Em um exercício prático de cidadania, pensando no cuidado e na preservação do meio ambiente, nós organizamos essa ação ambiental, que também tem enfoque educativo, a fim de incentivar que todos nós devemos ajudar na conservação do meio ambiente, depositando o lixo de forma correta”, destaca o secretária da Semmam, Gabriella Segabinazi.

 

O vice-prefeito Jesse Trindade ressaltou a importância da atividade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, organizada por meio da equipe da Semmam, que atua regularmente em ações de conscientização junto à comunidade. “O objetivo da trilha foi despertar o interesse dos participantes pela natureza através de uma atividade diferente que permite contato direto com a mata nativa.

A atividade respeitou todos os protocolos sanitários preventivos à pandemia, com número reduzidos de pessoas.