Trovador de Alegrete é bicampeão do ENART

Aldori Moreira Tito, um alambrador do Rincão do 28, com apenas o 3º ano do primário, é Bicampeão de Trova, estilo “Gildo de Freitas”, do maior Festival de Arte e Tradição da América – o ENART.
Este é o seu terceiro ENART. Foi duas vezes campeão e em outro ficou em 3º lugar.
2014-11-18 10.19.02
O trovador explica que foi para a final nos três estilos de Trova -Mi maior de gavetão (6 linhas); trova a martelo ( 5 linhas) e na estilo Gildo de Freitas (9 linhas).
Ele competiu com o filho de um dos maiores trovadores do RS, Valdemar Melo. Na trova estilo Gildo de Freitas, ele conta que o tema (o que é preciso para ser um bom trovador?) o ajudou muito.
Feliz, o trovador ostenta o troféu com a imagem da igreja de Santa Cruz do Sul. Ele diz que o troféu deve ir para um lugar em que se preserve mais a história: “penso em colocar na galeria do CTG Oswaldo Aranha”, revela.
Com suas longas madeixas, algo que para alguns pode provocar preconceito Aldori, com uma simpatia contagiante, diz que começou a trovar com 14 anos, em canchas de carreiras. “Meus cabelos são a minha marca registrada, e em Santa Cruz sou muito respeitado. Inclusive fui convidado a trabalhar lá com eventos. “Mas meu mundo é aqui, amo o Rincão onde nasci e o meu Alegrete. Gosto de ser alambrador”, conta com largo sorriso, o bi campeão de trova do ENART, casado e pai de três filhos.
2014-11-18 10.21.35
Há três anos, a professora, da EMEB João André Figueira e patroa do CTG  Oswaldo Aranha, Giciéli Barúa, sentiu o seu talento e providenciou sua primeira participação no ENART (2012) , quando foi campeão.
trovas
Também diz que teve grande apoio “de pai para filho” de Pedro Gollo e da esposa Sandra.
2014-11-18 10.19.11
 
Aldori fez até uma pequena trova ao visitar o Portal Alegrete Tudo, confira: