Uma aula de cidadania e civismo aos Bombeiros Mirins de Alegrete

Uma noite especial e de emoção aos 60 Bombeiros Mirins de 2015,marcou  a aula inaugural do projeto, dia 30 de  abril, no plenário da Câmara de Vereadores.

DSCN8400

Sob a presidência do vereador Carlos Alberto Duarte-Cabeto a sessão contou a com a presença das crianças, pais, amigos, Comandante Regional dos Bombeiros, Capitão Gerson, autoridades civis e militares.

DSCN8365

Todos uniformizados e atentos, os Bombeiros Mirins encheram de cidadania o plenário do Legislativo. As crianças entre 9 e 12 anos estavam ali,porque tem um sonho de conhecer e aprender sobre a profissão mais respeitada no mundo, a da Corporação de Bombeiros que salva vidas e atua em situações adversas.

DSCN8368

O projeto Bombeiro Mirim acontece no quartel em Alegete há 9 anos. O sargento Adão Roberto Rodrigues é o instrutor do projeto que reúne meninos e meninas em atividades que incluem: conhecimento e instrução da própria atividade bombeira (sem os riscos da profissão),cidadania, cuidados com o  meio ambiente, civismo,  formação do caráter etc. As aulas tem duração de oito meses e acontecem, duas vezes por semana,no turno inverso da escola.

DSCN8404

O professor Pós Dr. da Unipampa, Marcos Tier falou aos pequenos bombeiros mirins sobre a importância da educação formando profissionais e cidadãos. A palestra abordou a importância dos sonhos e da disciplina para conquistar objetivos.

DSCN8403

Mais emocionadas e felizes estavam as mães por terem seus filhos selecionados entre os 122 inscritos para serem um dos 60 bombeiros mirins de Alegrete em 2015.

Zeni Antunes Nunes,mãe  de Gabriel de 11 anos,aluno do 6º ano da Escola Municipal Fernando Ferrari diz que desde o ano passado seu filho queria participar do projeto. Ela incentivou,mas ele quem decidiu porque tem o sonho de seguir a profissão,nesta área, como o padrinho que é policial em Rolante.

Lidiane da Silva, mãe de Pedro Miguel de 8 anos, do terceiro ano da escola estadual José Bonifácio- Polivalente também está feliz pelo filho estar no grupo de Bombeiros Mirins. -Eu o incentivei muito,porque sei que é importante o conhecimento e os valores que serão passados às crianças.

DSCN8396

O garoto Antônio Carlos Veppo Braga, de 10 anos, que estuda no Demétrio Ribeiro falou com orgulho que ser um bombeiro mirim é poder ajudar as pessoas.

Ana Paula Oliveira, de 9 anos, do quarto ano da escola estadual Eduardo Vargas fala, com a ingenuidade infantil, que ser uma bombeira mirim e ajudar as pessoas, salvar vidas.

DSCN8398

Fotos: Vera Soares Pedroso