Uma vida dedicada às Artes Tradicionalistas

 
O alegretense Claudio Melo, 48 anos, colheu muitas conquistas no universo das danças tradicionalistas. Foi de dançarino a jurado de um dos maiores eventos de danças do Pais – o ENART. O Portal Alegrete Tudo conversou com o professor. Confira trechos da entrevista.
enart melo
Portal: Como começou sua carreira  ?
Melo: Iniciei no Movimento Tradicionalista em 1982, como Integrante da Invernada Adulta do Grupo Nativista Ibirapuitã. Participei do Mobral de 1984 e 1985, do Fegart/Enart de 1986 a 2008 e Enart 2012 e 2013. Sou integrante da Equipe do MTG, na parte Cultural como avaliador de concursos de Alegrete, dentre elas: Oficina de Danças de Salão com Carlinhos de Jesus e Oficina Prendas e Peões do Estado. Participei de várias oficinas de danças e de expressão corporal realizadas pelo Dança Alegre, de Expressão Corporal com Maria Valeska Vanrhelden e também participação em espetáculos de danças, como Copélia, a Rua dos Cataventos e um espetáculo de Tango (Tangueira), com apresentações em Alegrete, Uruguaiana, Itaqui, Porto Alegre, Montevidéu no Uruguai e Buenos Aires na Argentina.
Integrei a Equipe Técnica do MTG, como avaliador das Coreografias de Entradas e Saídas em 1998, da Equipe Técnica do MTG, como avaliador das Danças Tradicionais em 2010 e 2014, e da Equipe Técnica da CBTG, como avaliador das Danças Tradicionais em 2010, 2011, 2012 e 2013.
enart os jurados
Portal: Quais foram seus primeiros passos ?
Melo: Meus primeiros passos no mundo da dança não foram fáceis, mas com incentivo do meu mestre, Luiz Trautmann, comecei a dançar chula e consegui vencer um Festival Estadual. É uma experiência incrível, senti as emoções de ser dançarino, como instrutor de danças, e agora, de ser avaliador do maior festival amador da America Latina – o ENART. Para quem dança, o que mais importa é o reconhecimento do publico. É fazer com que as pessoas consigam receber a mensagem que está sendo transmitida e assim sentir emoções que só quem dança consegue.
enart mtg
Portal: Quantos ENARTs você participou competindo e como jurado ?
Melo: Eu participo deste festival desde 1984 e neste ano completei 30 anos de Festival.
enart avaliando
Portal: Como surgiu este convite para o julgamento das apresentações num dos maiores encontros de danças do mundo ?
Melo: O convite foi através do então diretor de danças Toni Sidi Pereira em 2010.
enart dois jurados
Portal: Quais teus títulos em danças tradicionalistas ?
Melo: Foram vários! Fui Destaque Especial em Danças Tradicionais com o Grupo Nativista Ibirapuitã do 1º Fegart, premiação esta que era concedida ao 4º Lugar.Fui várias vezes finalista do Fegart/Enart, com as melhores colocações de 11º lugar em 2000, 10º Lugar em 2001, 7º lugar em 2003 e 9º lugar na Força B em 2012. 5º Lugar no Juvenart – Festival Estadual de Danças Juvenil em 2005. 2º Lugar no Festimirim – Festival Estadual de Danças Mirim em 2007. Campeão em Danças Tradicionais nos Rodeios de Tramandaí, Semana Crioula de Bagé, Xucrão de São Gabriel, Campereada de Alegrete, Rodeio de Ijuí, entre outros.
enart avalia
Portal: E a chula? Hoje você é considerado um dos principais nesta modalidade no Estado.
Melo: Sim. Consegui importantes premiações nesta modalidade. Conquistei o 2º Lugar do Festival Gaúcho (Mobral) em Farroupilha no ano de 1985. 3º Lugar do Fegart em Farroupilha no ano de 1987. 1º Lugar do Fegart, Campeão Estadual de Chula em Farroupilha no ano de 1988. E campeão dos Rodeios de Tramandaí, Semana Crioula de Bagé, Rodeio de Cachoeirinha, Campo dos Bugres de Caxias, Campereada de Alegrete, Rodeio Crioulo de Porto Alegre, Rodeio dos Campeões em Esteio.
enart mesa
Portal: Qual tua avaliação da brilhante participação dos grupos alegretenses no ENART 2014 ?
Melo: Já faz um bom tempo que o Alegrete tem representantes de alto nível participando do Enart. Deste 2008 que o DTG Clube Juventude fica entre os primeiros. Mas esta história começou em 1987, quando o CTG Vaqueanos da Fronteira foi Vice-Campeão do Fegart e o Grupo Nativista Ibirapuitã foi 4º colocado, em  1989 o CTG Oswaldo Aranha foi 3º colocado, e com certeza é muito bom pra nós que vivemos a arte dos palcos ver o nosso Alegrete brilhando neste grande Festival.
enart palco
Portal: E essa hegemonia do atual campeão do ENART, o que é preciso para chegar no topo ?
Melo: A dedicação, o amor à arte, o estudo da nossa história, a preparação física e psicológica, são fundamentais para o sucesso.
Portal: Dentre tantos momentos marcantes, destaque um que você presenciou durante todas estas edições de ENART .
Melo: Um momento marcante foi ver a história de amor entre o homem e o cavalo, algo que é muito presente em nossa região, e o DTG Juventude soube como ninguém representar estes momentos. Vivi isto no ano passado, quando começou esta história, e neste ano quando deram continuidade mostrando que a vida é um ciclo e mesmo que o coração pare, existe uma força maior.
enart troféu
Portal: Qual tua mensagem para as invernadas que estão iniciando um trabalho ? Qual teu incentivo para o peão e a prenda que almejam ingressar nas danças tradicionalistas ?
Melo: O que importa é o amor que você entrega para fazer o seu trabalho. A vontade que você tem para cumpri-lo e como se prepara para encarar as dificuldades que irão aparecer, por que no fim, o que nos move é a satisfação de ter feito o melhor.
enart casal