A iniciativa teve como objetivo destacar a importância da prevenção ao câncer de mama e fortalecer o combate à violência doméstica, com uma programação que começou às 9h e se estendeu até o início da tarde.
Em ‘modo econômico’, carro tomba após travamento de direção em Alegrete
A ação foi coordenada pela Capitã Amanda Cavalcanti Mello de Paula, do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º BPAF), e contou com a participação do Capitão Marques, responsável pela Patrulha Maria da Penha, e do Capitão Lançanova, comandante de Alegrete . O evento teve o apoio do Grupo de Apoio à
Brigada Militar (GABM), representado pela presidente, Vanessa Moraes, e integrou palestras e atividades ao público feminino, especialmente para as mulheres que atuam na segurança pública, como integrantes do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e outras convidadas.
As palestras abordaram a prevenção e o tratamento do câncer de mama, ressaltando a importância do autoexame mensal. Maria de Fátima Castro Mulazzani, da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, reforça a necessidade de um diagnóstico precoce, explicando que a chance de cura é maior quando o câncer é identificado em sua fase inicial. Ela destacou que “não é o câncer que mata, e sim o diagnóstico tardio.”
Potranca morre após atropelamento na Avenida Brás Faraco em Alegrete
Além das palestras, houve uma demonstração de defesa pessoal apresentada pela soldado Borges do Exército Brasileiro, uma atividade voltada para o fortalecimento físico e emocional das mulheres. Outros palestrantes como a soldado Elizabeth Yuri Matsuki, instrutora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), e a nutricionista Camila Nogueira Marques também desenvolveram informações sobre saúde, condicionamento físico e cuidado mental.
Durante o evento, certificados de reconhecimento foram entregues a policiais militares e demais participantes, incluindo soldados como Izabel, do Comando Rodoviário da Brigada Militar, Adriele, da PATRAM, Folgearini e Sabino, soldado Emyli de Uruguaiana, além da presidente do GABM Vanessa Moraes.
Com uma dinâmica voltada para o impacto emocional e a conscientização, o evento reforçou a importância do cuidado preventivo e da proteção contra a violência, oferecendo um espaço de aprendizado e apoio mútuo para as mulheres.