Os dez anos da Unidade de Pronto Atendimento de Alegrete- UPA foram comemorados no dia 18, em ato no salão da Prefeitura da Praça Getúlio Vargas, na presença de autoridades municipais, servidores, Conselho da Saúde, Coordenadoria Regional de Saúde e convidados.
Leia mais: Rodrigo Guterres primeiro secretário anunciado da equipe do novo prefeito de Alegrete
A UPA é o local onde convergem casos de urgência e emergência aqui no Município. Há 10 anos, Alegrete conta com a sua unidade de pronto atendimento- uma conquista que mudou a área de atendimento de emergência na cidade. A unidade conta com uma equipe de 15 médicos que atendem em turnos definidos e mais servidores, dentre enfermeiros e técnicos de enfermagem.
A unidade atende mais de 200 pessoas por dia, dentre os três turnos de atividades e tem 15 médicos e 70 servidores . É coordenada por Lilian Alvarenga.
Leia mais: Cinco quadras do bairro Novo Lar serão pavimentadas nos próximos dias
Tailise Ribeiro, representando a Santa Casa, emocionada, lembrou de Raul Englert ( in memorian) que fez a intermediação, entre a Prefeitura e a Santa Casa para a efetivação da UPA.
Luciano Belmonte, representando a Câmara, enalteceu o trabalho e investimento da Prefeitura na saúde, destacando o serviço da UPA em Alegrete.
O prefeito Marcio Amaral disse da importância e excelência da equipe da unidade, lembrando que acompanhou como vereador o início da atividade que completa uma década.
O que mudou nesta década na UPA de Alegrete
Houve algumas mudanças como: novos equipamentos, aumento da salas, nova recepção e atendimento humanizado que atendeu esse ano inclusive pacientes de outros estados, lembrou a coordenadora do serviço, Lilian Alvarenga.
O procedimento de atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) envolve:
Classificação de risco
Atendimento médico
Exames, como raio-X e eletrocardiografia
Medicamentos
Leitos de observação
A UPA funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e são voltadas para atender urgências e emergências. O objetivo é diminuir as filas nos prontos-socorros, pois a UPA já faz o atendimento inicial, facilitando o diagnóstico e agilizando o processo.
Para ser atendido na UPA, é necessário apresentar o cartão do SUS e um documento de identificação com foto. Esses documentos podem ser apresentados digitalmente, pelo celular.