Vem aí um documentário recheado de histórias do rock em Alegrete

O documentário Rock.Doc – Histórias do Rock em Alegrete – 1987/1999, trata do início de um período rico do rock na cidade, que começou em 1987, e se fortaleceu na década de 90, influenciando várias gerações.

O cenário deste período foi tão rico que a cidade teve bandas em vários estilos, desde o rock clássico tradicional, rock progressivo, gótico, metal, hard core, punk, blues, pop, reggae, entre outros, principalmente com músicas autorais e versões.

“Essa cena musical aconteceu na cidade de Alegrete, mas poderia ser em qualquer outra cidade do mundo, pois, todas as bandas nascem iguais, só muda a garagem”, destaca o alegretense Leandro Berb, um dos responsáveis pelo documentário.

 

Em Alegrete, o movimento não ficou restrito apenas nas bandas, nas garagens, mas também influenciou no jeito de pensar, vestir e se divertir na noite da cidade, pois, vários locais começaram a abrir espaço para o rock, assim como aconteciam vários eventos que eram produzidos pelas próprias bandas em locais públicos e gratuitos.

 

E foi essa época que deu ideia ao documentário que está sendo produzido por Leandro Berb e Alisson Machado. A expectativa é de que em julho, o filme completo contando toda a história desse período, esteja disponível nas plataformas digitais e cinemas com exibições públicas, na medida do possível. O documentário foi selecionado e recebeu incentivo da Lei Aldir Blanc e apoio da Diretoria de Cultura de Alegrete.

“Foram muitos anos de coleta de material e entrevistas, que somam muitas horas de material bruto (áudios, vídeos, fotos, entrevistas e cartazes. Isso tudo está sendo editado e em fase de finalização.

Por enquanto, Leandro Berb e Alisson Machado, dão um mostra do que vem por aí com o Trailer 1 que retrata o início da cena. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=EZKWeexWv_0

Júlio Cesar Santos                            Fotos: reprodução