Venâncio Aires inicia testagem em massa para Covid-19

Testes rápidos estarão disponíveis nas unidades de saúde da cidade, a partir desta segunda, para idosos, gestantes, casos suspeitos e grupos de risco. A partir de sábado, testagem abre para toda a população.

A Prefeitura de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, inicia nesta segunda-feira (3) a testagem em massa da população para a Covid-19 nas unidades de saúde do município.

Na primeira fase, os testes rápidos estarão disponíveis para idosos, gestantes, casos suspeitos ou que tiveram contato com casos positivos, sintomáticos e grupo de risco, como diabéticos e doentes respiratórios crônicos.

Esta fase vai até sexta-feira (7). No sábado, a testagem abre para toda a população. Será realizado o “Dia D” para realização dos exames, no pavilhão Sebastião Mártir, das 8h às 16h.

Na próxima segunda (10), os testes devem estar disponíveis para toda a população nas unidades de saúde da cidade.

O primeiro lote de testes adquiridos pela prefeitura conta com 15 mil kits. O órgão informou que, de acordo com a demanda, poderá adquirir novos kits.

De acordo com a Prefeitura de Venâncio Aires, a cidade tem 428 casos confirmados da doença e 8 mortes por Covid-19.

Pesquisa identifica avanço da doença

Venâncio Aires também participa, junto com outros 13 municípios, de uma pesquisa que tem como objetivo acompanhar o avanço do coronavírus na região do Vale do Rio Pardo.

A iniciativa é uma parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Ao todo, serão quatro etapas de realização de testes, uma a cada 14 dias. Em cada uma delas, serão aplicados 1.063 testes rápidos, divididos entre os municípios participantes.

“É para ser algo bem aleatório. Nós fazemos um sorteio eletrônico do bairro e da rua e, quando chegamos lá, começamos pela casa da direita. É uma forma de evitar a escolha. Os entrevistadores não sabem onde a pesquisa vai acontecer”, explica o médico infectologista e coordenador do estudo, Marcelo Carneiro.

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

Fonte: G1