A INTENÇÃO É PROTEGER E DIVULGAR O FAMOSO CARTÃO POSTAL DE ALEGRETE
O vereador Cabeto (da bancada do PDT) protocolou, nesta semana, projeto de lei complementar que transforma a famosa ponte de Pedra do Cerro do Tigre (Cerro Negro, na verdade) que fica no 2º Distrito do Passo Novo, em símbolo natural oficial de Alegrete.
A ponte de pedra é uma formação rochosa esculpida a milhões de anos pela natureza e faz parte da cultura e da história alegretense. Segundo geólogos ela é resultado dos efeitos da erosão sobre as rochas areníticas. Fica na borda superior do Cerro Negro, com cerca de 40 metros de comprimento, cerca de 2 metros de largura e a 15 metros de altura numa cratera. “Conta-se que embaixo dela, da ponte de pedra, morava um escravo alforriado, que não tinha onde morar depois de sua libertação. Por isso, o cerro ficou conhecido como Cerro Negro”, explica o vereador.
A ponte está dentro de uma propriedade particular e recebe cerca de cem pessoas por mês, porém ainda é mal divulgada e poucas divisas de turismo traz para o município.
De acordo com o vereador Cabeto, os símbolos oficiais de Alegrete são a bandeira, o hino e o brasão (que constam na Lei Orgânica) e por leis complementares, a Ema (ave símbolo – Lei 2366/93) e o Angico (árvore símbolo – Lei2365/93),
O projeto de lei complementar prevê que o município desenvolva projetos que protejam e conservem a famosa formação rochosa e todo seu ecossistema natural para gerações futuras de alegretenses.