Vereadora Maria do Horto alerta sobre desmonte da educação pública

Essa semana foi divulgado que o Ministro da Educação se reunirá com reitores das Universidades Federais para apresentar o Programa Future-se. Segundo matéria veiculada pelo G1, um dos objetivos do governo com esse projeto seria mudar a legislação e, permitir que as Universidades, se tiverem interesse, possam mudar sua natureza jurídica, podendo funcionar total ou parcialmente através de entidades privadas.

Essa política soma-se aos cortes de verba nas instituições federais de ensino superior ocorrido no início desse ano. Em abril, o governo anunciou o congelamento de 30% do orçamento das universidades. De modo que, entende-se, que o atual governo vem retirando recursos da educação pública e procedendo ações que levam a privatização e, consequente, precarização desse essencial serviço para a população.

É indispensável estarmos atentos para estas ações, que vem retirando direitos da população. É necessária resistência à essas políticas que visam o desmonte da educação gratuita e de qualidade. A União Nacional dos Estudantes já anunciou ato nacional em defesa da educação para o próximo dia 13 de agosto. É fundamental que toda a sociedade do nosso município apoie essa causa já que a Unipampa e o Instituto Federal Farroupilha foram importantes conquistas que trouxeram desenvolvimento, pesquisa e diversos projetos de extensão para nossa cidade e região.