Vereadores que assumem dia 1º participam de sessão preparatória

Na manhã da última quinta-feira (19), os vereadores eleitos para a nova legislatura estiveram reunidos no plenário para uma Sessão Preparatória. Com base nas diretrizes estabelecidas, a pauta da Sessão Preparatória contou com dois momentos principais.

Primeiro foi a entrega do diploma eleitoral e da declaração de bens dos vereadores eleitos, conforme determinação do artigo 7º do Regimento Interno da Casa. Em seguida, será realizada uma explicação sobre o funcionamento da Câmara Municipal e seus serviços internos, abrangendo informações sobre o ambiente de trabalho parlamentar, os cargos e funções, bem como a apresentação dos servidores.

Na prática foi uma simulação que teve como objetivo apresentar o funcionamento interno da Câmara Municipal de Alegrete, possibilitando aos novos parlamentares o conhecimento dos setores, departamentos e suas respectivas atividades.

Leia mais: Programação Amigos da Nativa, nesta sexta-feira, vai auxiliar a Santa Casa e Lar Ari Alves Paim

A sessão foi aberta pelo presidente Moisés Fontoura e, posteriormente, conduzida pelo Diretor Administrativo Sérgio Prates. Durante a apresentação, o diretor Sérgio Prates expôs o organograma da instituição e chamou nominalmente cada servidor para realizar sua apresentação aos vereadores. Os servidores destacaram as atividades que desempenham no dia a dia e esclareceram dúvidas dos parlamentares presentes.

Conforme destacou o presidente Moisés, a iniciativa visa facilitar a integração e a compreensão dos processos internos por parte dos novos vereadores, de modo a garantir o bom funcionamento dos trabalhos legislativos.

Leia mais: Com plantel de 25 atletas, Flamengo realiza pré-temporada visando o Efipan 2025

Já devidamente diplomados pela Justiça Eleitoral, os 15 vereadores agora esperam pelo grande momento. A próxima etapa será a Sessão de Posse, que está marcada para o dia 1º de janeiro, às 17h, no plenário da Câmara Municipal de Alegrete. O evento contará com transmissão ao vivo pela TV Câmara.

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais de acordo com os interesses e o bem-estar do povo, discutindo e votando matérias que envolvem as diversas esferas municipais, como tributos, educação, saneamento, saúde, entre outros temas de relevância.

Resumindo, o vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Por isso, é importante que o eleitor acompanhe a atuação do vereador para verificar se o trabalho está sendo bem desenvolvido.

Além das votações, os vereadores também têm o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. É dever deles acompanhar a prefeitura , principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público.

Fotos: assessoria CMA

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários