Vigilância Epidemiológica no controle da Dengue

Agentes da Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal da saúde realizam a varredura em todas as áreas de Alegrete, certificando águas paradas que possam ser criatório de larvas do aedes aegypti- mosquito transmissor da Dengue.
DSCN2527
No total, 22 agentes de campo se dividem por áreas da cidade. Eles verificam pátios, vasos, pneus, ralos e locais que possam acumular água parada.
Os agentes, Luis Fabiano Damasceno e Cristiano da Silva explicam que muitos pensam que larvas do mosquito podem aparecer somente em locais sujos e em bairros.
Eles alertam que no centro, onde existem muitas piscinas também é possível se encontrar larvas do mosquito e outros insetos.
DSCN2524
Informaram que este ano foram detectados cinco focos de larvas do mosquito da dengue em Alegrete. Quatro na Cidade Alta e um no bairro Piola.  Nestes casos, as equipes vão ao local fazem uma varredura num raio de 500 metros visitam todas as casas, realizam a limpeza e dedetização do local.
ACÚMULO DE LIXO
Os agentes dizem que o acúmulo de lixo em fundos de pátios, terrenos baldios ajuda a proliferação de insetos. Daí alertam para a importância dos donos destes locais manterem as áreas limpas.
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde também realiza controle de chagas, carrapatos de cães e morcegos.
DSCN2529
Fotos: Vera Soares Pedroso