
Ela diz que tudo iniciou com a aceitação e incentivo dos pais dos alunos e a busca por informações sobre a história de Salgado Filho. Na internet, segundo a professora, conseguiram poucas informações e materiais com detalhes sobre a biografia de Salgado Filho. Então, partiram para os livros e foram meses nesta coleta de dados que envolveram os alunos que estavam ansiosos para iniciar as gravações, atesta.
-Para conseguir os figurinos não foi uma tarefa fácil, mas tivemos parceiros que conseguimos alugar as vestimentas, e em agosto iniciamos as gravações, em vários pontos da cidade, inclusive, alguns mais distantes como na Itagro Aviação Agrícola e Jóquei, explica Joziele.

A professora informa que durante as gravações os alunos estavam empolgados e felizes, e apesar do nervosismo fizeram um trabalho magnífico. A professora conta que sempre respeitaram o tempo deles, sem forçar e obrigar a nada, mas envolvendo a turma de forma lúdica para contar a biografia de Salgado Filho.
A gravação desse curta metragem foi de suma importância, exalta a professora, pois os estudantes avançaram, tanto no envolvimento quanto no desempenho escolar, pois o trabalho valorizou o “ser protagonista”.

O projeto, a criação do roteiro e a edição ficou sob seu comando. O lançamento foi dia 1, no Cult Cinemas em Alegrete. E ainda nesse mês, será lançado na Escola um documentário sobre os ex alunos e professores que passaram e fizeram parte da instituição, dentre eles o sub- Secretário do Ministério da Educação em Brasília( Gregório Grisa).







