Visando atender as prioridades deste público e um melhor nivelamento dos técnicos com relação à bovinocultura e ovinocultura, a EMATER/RS-ASCAR realizou um treinamento dos técnicos que trabalham nestas áreas, quando numa ação conjunta dos regionais de Bagé e Pelotas durante os dias 8, 9 e 10 de setembro, no município de Caçapava do Sul discutiram diversos temas como: melhoramento genético, manejo sanitário e reprodutivo, manejo de pastagens, qualidade de lã, etc.
Por Alegrete participou o médico veterinário, Marcio Amaral que vai repassar os conhecimentos aos produtores de ovinos do Município.
Os pecuaristas familiares estão presentes em todas as regiões do Estado, principalmente na Metade Sul e nos Campos de Cima da Serra. São mais de 40 mil famílias que são proprietárias de aproximadamente 3 milhões de cabeças.
Os pecuaristas familiares têm nas suas características um modo de vida e não um sistema de produção, observando-se uma relação de coprodução com a natureza, buscando a autogestão com base autônoma nos recursos próprios. Há um projeto de sobrevivência e reprodução, em uma relação diferenciada com mercados diversificados, destacando-se ações de pluriatividade com fortes relações de reciprocidade.
Rebanho estimado por região do Estado (Pecuária Familiar)
- Campanha, Fronteira Oeste: 800.000 cabeças
- Central: 700.000 cabeças
- Sul: 750.000 cabeças
- Campos de Cima da Serra: 420.000 cabeças
- Metropolitana: 300.000 cabeças
Total: 2.970.000 cabeças