Finalmente o projeto que regulamenta uso de carroça foi aprovado na Câmara

O projeto que regulamenta o uso de carroças – veículo de tração animal em Alegrete, depois de mais de um ano finalmente foi aprovado na Câmara.

O presidente da Câmara, Cléo Trindade, disse que por enquanto não pode divulgar o projeto na íntegra antes do Prefeito sancionar, mas adiantou que o que mudou, nesta última vez, é que menor não pode conduzir carroça. Quem mal trata o cavalo poderá ser punido e a carga máxima terá altura delimitada, dentre outros.

As entidades que defendem os animais, como a ONG OPAA, Conexão animal, dentre outros voluntários, agora vão ficar atentos à fiscalização para que realmente se cumpra o que está no projeto que ainda tem que ser sancionado pelo Prefeito.

Em Alegrete, muitos ainda usam carroças para fazer fretes e, infelizmente, os animais sofrem carregando cargas acima do seu limite, com exaustivo tempo atrelado à carroça, com visíveis sinais de maus tratos e até desnutrição. Esta é uma luta que vem se arrastando há anos para que o uso de veículos de tração animal seja regulamentado em Alegrete.

Vera Soares Pedroso