
O programa tem como objetivo ampliar o acesso de estudantes da rede pública de ensino, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Durante o lançamento, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que os estudantes selecionados receberão um auxílio de R$ 200 por mês durante oito meses para ajudar nos custos de permanência no curso.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
O Partiu IF oferecerá aulas e atividades de reforço educacional para preparar os estudantes para as provas de seleção dos Institutos Federais, que em 2024 contavam com 685 unidades em todo o país. O programa visa reduzir as desigualdades educacionais e garantir que jovens de baixa renda tenham a oportunidade de acessar o ensino técnico e profissionalizante de qualidade.
Participação do Campus Alegrete

O Campus Alegrete do Instituto Federal está diretamente envolvido no programa, sob a coordenação de Rhenan Jesus.
“O programa é uma grande oportunidade para os jovens de Alegrete e região. Além de prepará-los para as provas dos institutos federais, o Partiu IF oferece um auxílio financeiro que ajuda a garantir a permanência desses estudantes no curso”, explicou Rhenan Jesus.
Como Funciona o Partiu IF
O programa será voltado para estudantes da rede pública de ensino, com foco naqueles em situação de vulnerabilidade social. Os selecionados participarão de aulas e atividades de reforço educacional, com o objetivo de prepará-los para as provas de seleção dos institutos federais