
A ação, realizada no Pronto Atendimento Médico (PAM), atendeu 442 pessoas, enquanto 58 não compareceram. Durante o mutirão, foram identificados casos graves de problemas oftalmológicos, que já foram priorizados para futuros procedimentos. As consultas restantes, que requerem apenas a troca de óculos, serão agendadas em um próximo mutirão ou via regulação estadual.
Caged: comércio e agropecuária garantem saldo positivo de Alegrete em agosto
A secretária de Saúde de Alegrete, Nidiele Benevides, destacou a importância da iniciativa para a comunidade, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar da população. “Estamos muito gratos por termos tido a oportunidade de atender tantas pessoas em um único dia. O retorno disso é prezar pela saúde e bem-estar de todos”, afirmou.
A delegada da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Haracelli Fontoura, também esteve presente no local e ressaltou a relevância da ação, que conforme a Secretária de Saúde, estava planejada há meses. No entanto, devido à agenda do Dr. Humberto Scheuermann, o mutirão só pôde ser realizado no dia 28. A previsão inicial era atender 500 pessoas. No total, foram quatro médicos e quatro técnicos que participaram da ação, atendendo 226 pacientes pela manhã e 216 à tarde.
Com uma equipe ampla e preparada, o atendimento foi ágil e humanizado, permitindo que pacientes que aguardavam há mais de um ano fossem finalmente avaliados. Doze profissionais da Secretaria de Saúde também trabalharam na organização do local e no agendamento dos pacientes.
Além deste mutirão oftalmológico, a Secretaria de Saúde de Alegrete já organizou outras ações, no mesmo formato, incluindo mutirões de cardiologia e traumatologia.





