Prefeito, vice e vereadores visitam obras de revitalização do Regalado

O prefeito Erasmo Silva e a vice-prefeita, Preta Mulazzani acompanhada de secretários municipais vistaram junto com os engenheiros do consórcio (Ebrax e Construtora Alegretense),neste dia 15 de junho, o início da segunda fase das obras de revitalização do Arroio Regalado.

Obras Regalado

Primeiro foi a mudança das famílias das margens para o conjunto habitacional Airton SenaII e Bairro Maria do Carmo.

Muitos vereadores acompanharam o trabalho que teve a presença da imprensa de Alegrete.

image2

 

A revitalização do Regalado com 2 km e 400 metros vai mudar a estrutura da cidade, de acordo com o Prefeito que considera uma grande obra estruturante que vem para dar vida ao arroio, aos bairros do entorno e uma nova mobilidade urbana para Alegrete. Com as Avenidas Integração e das Américas os caminhões podem sair da RsS/566 e margear Alegrete sem precisar entra na cidade, acrescenta.

Os engenheiros mostraram os mapas e as plantas da obra.

Obras Regalado.jpg 1

Toda a extensão será aterrada e com o desvio de 500 metros do arroio ele terá mais vazão.

DSC07673

A obra será uma  espécie de dique que vai evitar as enxurradas nos bairros que margeiam o arroio.

Obras Regalado.jpg 2

A obra vai incluir  também a construção da Avenida Integração, das Américas e galerias que vão evitar as enxurradas provocadas pelo valão que passa no bairro Sepé Tiarajú.

A vice- prefeita, Preta Mulazzani não esconde a alegria com o empreendimento que, segundo ela é um marco histórico para Alegrete que tem como referência ser sa margens do rio  Ibirapuitã e do arroio Regalado. Com esta obra, além de estarmos construindo uma melhor qualidade de vida as famílias que não vão sofrer com as enchentes também vamos dar vida ao Regalado que passa dentro de Alegrete,considera

A obra esta orçada em R$17,6 milhões e prozo previsto para conclusão será de 18 meses

DSC07671
AÇÕES ANTERIORES – a intervenção no leito do Arroio Regalado e a construção da Avenida da Integração não são os primeiros itens a terem andamento. Em janeiro de 2015, foram entregues as 100 moradias do programa Minha Casa Minha Vida para as famílias retiradas das áreas de risco. Os conjuntos habitacionais nos Bairros Maria do Carmo e Nilo Gonçalves possuem infraestrutura, condições sanitárias e acompanhamento social adequado à nova realidade das famílias.

Também está em andamento a regularização fundiária dos 491 lotes Bairro Sepé Tiaraju. Desde fevereiro a empresa GEO Consultores Engenharia e Meio Ambiente vem trabalhando no processo, primeiramente com diagnóstico social, pesquisa censitária dos ocupantes, realidade sócio-econômica e criação de um Plantão Fundiário para atendimento e orientações. O Plantão Fundiário funciona na Rua das Américas, 455, pela manhã das 9h30min às 12 horas e à tarde das 14 horas às 19h30min.

DEMAIS FASES – o consórcio vencedor da licitação global para a execução das obras estruturantes vai trabalhar na canalização do córrego que corta o Bairro Sepé Tiaraju e a intervenção na confluência com a Rua Daltro Filho, onde uma ponte ampliada substituirá a atualmente existente. No total, estas obras terão um custo de 17,1 milhões de reais. “A recuperação do Regalado tem nos desafiado por muito tempo, pela grandeza e complexidade do projeto. Este novo passo dado concretiza o trabalho de muitas pessoas que estão fazendo o melhor por Alegrete”, resume Preta Mulazzani.