SEDETUR participa de evento da FETAG em Canguçu

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG), através das regionais Sul e Fronteira realizou na cidade de Canguçu/RS, nos dias 21 e 22 de agosto o 1º Encontro Macrorregionais de Jovens Rurais das cidades que compõem essas regiões.

“Quebrando Paradigmas – Produção de Leite da Fronteira Oeste do RS” foi o tema apresentado pelo engenheiro agrônomo Leonardo Cera, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alegrete (SEDETUR), convidada a apresentar os trabalhos desenvolvidos juntamente com outras entidades parceiras e que estão permitindo o crescimento da atividade leiteira no município.

Conforme Leonardo, a maior dificuldade de se consolidar definitivamente a bacia leiteira dá-se por vários motivos, entre eles as distâncias com o mercado consumidor, com as empresas de insumos e com as indústrias processadoras de matéria prima, o que encarece o valor do frete e respectivamente o custo de produção e o menor valor pago pelo litro do leite produzido para os produtores. Outros fatores são a falta de cultura e conhecimento sobre a atividade, onde a pecuária de corte extensiva e a lavoura orizícola predominam na região. No entanto, uma série de ações desenvolvidas nos últimos anos por várias entidades parceiras, tem possibilitado a atividade leiteira se estabelecer na cidade gerando renda e mantendo famílias no campo. Somente no ano de 2018, os produtores de leite de Alegrete entregaram para as indústrias que coletam o produto no município 13,265 milhões de litros de leite, um crescimento de 13% em comparação ao ano anterior, enquanto o Brasil no mesmo período teve um acréscimo de apenas 0,3%.

O evento contou com a participação do prefeito Vinicius Pegoraro, o qual comentou ser um privilégio sediar este importante evento que trata da capacitação e permanecia dos jovens ligados ao campo. Canguçu é o município com o maior número de minifúndios do Brasil, possuindo cerca de 14 mil propriedades rurais, sendo reconhecida como a Capital Nacional da Agricultura Familiar.

Segundo Jesus Dorneles, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegrete, entidade que custeou as despesas da delegação alegretense, o evento proporcionou a troca de experiências entre as comissões jovens que integram a regiões sul e fronteira e teve como objetivo preparar e capacitar futuras lideranças que passam contribuir com o desenvolvimento local.

O assessor da Regional Fronteira da FETAG, José Mário Araújo citou a necessidade de incentivar os jovens na busca por capacitação ao mesmo tempo a importância de fomentar a permanecia destes no campo, aplicando os conhecimentos adquiridos e contribuindo para evitar o êxodo rural, um dos principais problemas que afligem o setor primário.

Um dos objetivos da Comissão Jovem do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegrete é tentar trazer para o município a próxima edição do evento, prevista para acontecer no início do próximo ano e que contemplará toda a metade sul do estado. Conforme o secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Alegrete Jesse Trindade Santos, a SEDETUR é parceira para trazer eventos e pessoas para conhecer nosso município, ao mesmo tempo em que movimentam hotéis, restaurantes.

DPCom PMA