SEMANECA 2026 discutirá proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital em Alegrete

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Alegrete anunciou a realização da 9ª Semana de Conscientização do Estatuto da Criança e do Adolescente (SEMANECA).

Semaneca Alegrete
Semaneca Alegrete

O evento acontecerá entre os dias 7 e 10 de julho, no Plenário Vereador Gaspar Cardoso Paines, reunindo especialistas, educadores, representantes da rede de proteção e a comunidade para discutir temas relacionados aos direitos da infância e da adolescência.

Neste ano, a SEMANECA terá como tema “Desafios e Avanços entre o Real e o Virtual”, direcionando os debates para a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. A proposta é ampliar a reflexão sobre os impactos das novas tecnologias na vida dos jovens e apresentar os avanços trazidos pelo Estatuto Digital da Criança e do Adolescente, legislação federal que entrou em vigor neste ano e estabelece diretrizes para garantir direitos, segurança e proteção no meio virtual.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

De acordo com o presidente da Escola do Legislativo, vereador Gilmar Martins, e o diretor João Cândido, a programação está em fase final de organização e está sendo construída em parceria com diversas instituições que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente. A agenda oficial do evento deverá ser divulgada na próxima semana.

Promovida anualmente pela Escola do Legislativo, a SEMANECA consolidou-se como uma das principais ações do Poder Legislativo de Alegrete voltadas à conscientização e à promoção dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ao longo de suas edições, o evento tem proporcionado debates, palestras e atividades educativas que fortalecem o diálogo entre o poder público, escolas, entidades e a sociedade.

Na edição de 2025, a Semana reuniu representantes de órgãos públicos, instituições de ensino e entidades da rede de proteção para discutir políticas públicas voltadas à infância e à adolescência, reforçando a importância da atuação integrada na garantia de direitos.

Para 2026, a expectativa é de que a programação aprofunde temas como segurança digital, uso responsável das redes sociais, prevenção ao cyberbullying, proteção de dados, inteligência artificial, educação digital e os desafios enfrentados por famílias, educadores e profissionais da rede de proteção diante das transformações tecnológicas.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Com a realização da 9ª SEMANECA, a Câmara Municipal reafirma seu compromisso com a promoção da cidadania, da educação e da proteção integral de crianças e adolescentes, incentivando o debate sobre um tema cada vez mais presente na sociedade contemporânea.

⚠️Todo conteúdo reproduzido nesta página é exclusivo do Alegrete Tudo e protegido por direitos autorais. É vedada a reprodução total ou parcial sem autorização prévia e expressa, mesmo com a devida citação da fonte.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*