


Presente neste momento “histórico” para o “Batalhão Marquês de Alegrete” e também para a Guarnição Militar de Alegrete, o Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, “Brigada Charrua”, General de Brigada Rovian Alexandre Janjar.


O embarque das viaturas teve como ponto de partida o Parque Regional de Manutenção/5, na capital paranaense Curitiba. A ação demandou um planejamento minucioso por parte da Seção de Logística (4ª Seção) do Batalhão.
Cliques mágicos do fotógrafo que capta o que nem sempre é explicitamente visível

A equipe responsável pela execução percorreu um trajeto, de ida e volta, de mais de 2.000 quilômetros, para o retorno na 3ª Capital Farroupilha, com as novas viaturas rodando por rodovias, ao mesmo tempo em que realizavam o “teste de estrada”.
Este novo modelo de VBE Soc, tem como finalidade o salvamento das Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani, mas também pode ser empregada no salvamento de outros tipos de viaturas, tais como a nova Viatura de Combate “Centauro”.

O recebimento destas viaturas aumenta a capacidade emprego do 10° B Log na função Logística de salvamento, sendo de suma importância para a mobilidade no emprego operacional das tropas da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

Entre os dados técnicos da viatura que pesa 22 toneladas, tem 10,94 metros de comprimento e altura de 3,27 metros com largura alcançando 2,62 metros. O consumo da VBE Soc é 2,5 Km/L e a capacidade do tanque é de 288 L. A autonomia estimada em 720 Km.

Fotos: 10º B Log