
A Fronteira Oeste segue liderando a colheita, com 71,41% da área semeada já colhida, seguida pela Planície Costeira Externa com 61,41%, Planície Costeira Interna com 53,25%, Campanha com 40,91%, Região Central com 34,76% e Zona Sul com 31,92%.
Em Alegrete, segundo informações do 9º Nate, a colheita atingiu 71% da área prevista que é de 52.900. O município já se aproxima dos 40 mil hectares colhidos. Com a chuva da última quinta-feira (27), que registrou de 87 mm a 110 mm em áreas com lavoura do cereal, a expectativa de retorno da colheita do grão dependia da precipitação nas áreas.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
Segundo Luiz Fernando Siqueira, gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural, o clima tem favorecido a colheita e tem oferecido aos produtores uma janela diária de muitas horas de trabalho, permitindo o avanço da colheita. “A Zona Sul é a regional que mais avançou proporcionalmente na colheita. Foi a última regional a iniciar o plantio e consequentemente a última a dar inicio a colheita, porém ela tem avançado rapidamente em razão de toda a organização e mecanização dos produtores da região”, avalia o agrônomo, destacando que a safra deve se estender durante o mês de abril e possivelmente no mês de maio.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
Os dados sobre a colheita do arroz são coletados e divulgados semanalmente pelo Irga, por meio da plataforma Safra, que oferece informações precisas e detalhadas sobre o andamento da semeadura e da colheita. A plataforma é alimentada pelos 37 escritórios do Irga distribuídos em todas as regiões arrozeiras do Estado.
Foto: Rogério Monteiro