Equipamento Agrícola é disponibilizado à Associação de Pequenos Produtores

A importância dos pequenos agricultores contarem com o equipamento agrícola no tempo adequado para auxiliar no preparo do solo, contribui muito para resultados positivos na atividade. Foi o que ocorreu neste fim de semana, em que a patrulha agrícola cedida pela Prefeitura para a Associação dos Pequenos Produtores Hortigranjeiros de Alegrete, antecipando-se às chuvas previstas para esta segunda-feira, atuou no preparo do solo na propriedade Santo Expedito, de Cleber Severo e Milene Franklin, no Caverá, onde foram feitos 13 canteiros com 85 metros de comprimento cada.

O secretário de Agricultura e Pecuária, Daniel Gindri, destacou a importância da descentralização das máquinas e implementos agrícolas. Esse equipamento que o município repassou para a Associação dos Pequenos Produtores Hortifrutigranjeiros de Alegrete, incluindo um trator, atende a demanda dos agricultores. Conforme adiantou o secretário, a mecanização é necessária porque o agricultor tem a hora certa para pronta ação nas chamadas ‘janelas climáticas’, e com isso podem trabalhar no dia e hora que necessitam.

Se essas máquinas estivessem em poder da Prefeitura, esse trabalhou não aconteceria porque só poderiam entrar no preparo dos canteiros quando melhorasse o tempo, dificultando a programação do produtor que está com as mudas prontas para o plantio.

A Produção da Santo Expedito

A Chácara Santo Expedito, do Caverá, é referência na produção de hortigranjeiros. Com diversidade, quantidade e qualidade, comercializa sua produção com as unidades militares, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nas redes municipal e estadual de educação por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em feira livre da agricultura familiar e na mini mercados varejistas dos bairros da cidade. Nas vendas institucionais (Exército e Educação), já estão contratados para o próximo ano agrícola, em torno de 4 toneladas de melão, 7 toneladas de pepinos, 8 toneladas de tomate, além de tempero verde, alface, espinafre, couve, repolho, mostarda, bergamota, entre outros produtos.

Para a Associação dos Pequenos Produtores de Hortifrutigranjeiros de Alegrete, somente este exemplo diz da importância do maquinário estar de posse da entidade para agilizar o atendimento aos produtores. “Eles estão bem faceiros com essa dinâmica de assistência”, resumiu o presidente da entidade, Pedro Alex Morais