Greve da Polícia Civil entra no segundo dia e movimento é fraco na delegacia de Alegrete

Policiais pedem a retirada do pacote de reforma do governo da votação, prevista para acontecer nesta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa. Escrivães pedem que população acesse a delegacia online.

No primeiro dia de greve, a Delegacia de Pronto Atendimento de Alegrete registrou somente duas ocorrências. Uma com pedido de medidas protetivas baseada na Lei Maria da Penha, que não será entregue ao Judiciário devido a paralisação total dos serviços pelos inspetores e comissários de polícia. A outra ocorrência registrada na segunda-feira foi de umas lesão corporal leve, em que a vítima não manifestou desejo de representar criminalmente.

Os policiais civis aguardam determinação do Sindicato para retornarem suas atividades normais em Alegrete. Segundo os policiais, as mudanças propostas pelo Executivo trazem prejuízo aos servidores da segurança pública.

Como registrar ocorrência na delegacia online

Através do site www.delegaciaonline.rs.gov.br, é possível registrar fatos sem a necessidade de deslocar-se até uma Delegacia de Polícia. Ao fazer o registro, o usuário recebe, em até duas horas, acesso ao boletim de ocorrência, com a mesma validade do documento que seria entregue presencialmente em uma DP. A ferramenta está disponível 24 horas por dia e de qualquer lugar, basta ter acesso à internet.

O que pode ser registrado?
Perda de objetos e documentos, acidente de trânsito sem feridos, furto, ofensas, maus-tratos contra animais, perturbação, localização de objetos ou documentos, danos, abigeato, ameaça, desaparecimento de pessoas, violação de domicílio, danos causados por fenômenos da natureza.

O que ocorre após o registro?
Após o registro da ocorrência no site, o cidadão receberá um e-mail, em seu endereço eletrônico, informando se a ocorrência foi deferida ou indeferida. O indeferimento poderá ocorrer por falhas no preenchimento ou por relatos, no histórico da ocorrência, de fatos que não estão disponíveis para registro no site. Sendo deferida, a pessoa poderá acessar o site da Delegacia Online, informar o seu número de protocolo e imprimir o boletim de ocorrência oficial com autenticação digital.

Ocorrências graves podem ser registradas pela delegacia online?
Não. Crimes graves como homicídios, latrocínio, estupros, crimes contra mulher, idoso, crianças e adolescentes só podem ser registrados nas delegacias físicas.

Júlio Cesar Santos