Mais 286 profissionais formados pelo Pronatec em Alegrete

 
O mercado de trabalho conta agora com mais 286 profissionais qualificados para exercerem atividades em 21 diferentes especialidades. A Prefeitura de Alegrete entregou, nesta semana, os certificados de conclusão dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego realizados no segundo semestre. Pronatec qualificou 286 profisisonais no segundo semestre de 2014
A cerimônia levou cerca de 500 pessoas ao CTG Aconchego dos Caranchos, além dos próprios formandos, autoridades e equipes das unidades do SENAC, SENAI, SEST/SENAT e Instituto Federal Farroupilha. “Aprendemos muito com eles e também muito uns com os outros”, disse o assentado Valtoir Trisch, que concluiu o curso de agricultor familiar.
O coordenador do escritório do FGTAS/SINE em Alegrete, Jefferson Berned, mencionou a posição destacada do Rio Grande do Sul quanto à execução do Pronatec, sendo o estado com melhor aproveitamento do programa. “A felicidade não é só dos trabalhadores e familiares, mas do Brasil, por ajudar aos trabalhadores a realizar os seus sonhos. Os candidatos estão aptos a ocupar qualquer vaga em sua área de formação”, disse.
Responsável pela gestão do Pronatec no município, a Secretaria de Assistência Social foi selecionada pela segunda vez ao Prêmio Responsabilidade Social, que distingue as 50 melhores gestões na área do país. “A partir de 2010, na gestão Erasmo e Preta, quando foi implantado o Sistema Único de Assistência Social em sua plenitude no município, tornou-se possível alcançar esses resultados”, reconhece o secretário José Eduardo Aguiar.
Secretário José Eduardo Aguiar entrega certificado à formanda
PLANO BRASIL SEM MISÉRIA – a modalidade do Pronatec onde insere-se Alegrete tem como foco os beneficiários do Programa Bolsa Família e cadastrados no CadÚnico, como parte do plano nacional organizado em três eixos: um de garantia de renda, para alívio imediato da situação de extrema pobreza; outro de acesso a serviços públicos, para melhorar as condições de educação, saúde e cidadania das famílias; e um terceiro de inclusão produtiva, para aumentar as capacidades e as oportunidades de trabalho e geração de renda entre as famílias mais pobres do campo e das cidades.
No município desde 2012, o Pronatec já qualificou 1.976 profissionais, estando ainda 180 com cursos em andamento. Na formatura foram certificados turmas dos cursos de agricultor familiar, aplicador de revestimento cerâmico, atendente de lanchonete, auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, balconista de farmácia, bovinocultor de corte, cuidador infantil, eletricista e instalador predial de baixa tensão, higienista em serviço de saúde, instalador e reparador de rede de computador, operador de computador, organizador de eventos, pedreiro de alvenaria estrutural, pintor de obras, porteiro e vigia, recepcionista, recepcionista em meios de hospedagem e reformador de móveis. “Não posso desejar boa sorte, por que conquista não é sorte. Conquista é trabalho para mudar a condição de vida de todos que queiram”, afirmou o prefeito Erasmo Guterres Silva.
Prefeito Erasmo Guterres Silva afirmou que conquista não é sorte, mas sim trabalho
Assentado Valtoir Trisch falou em nome dos formandos
Fotos: Andressa Benites