Nesta segunda-feira (9), as ruas e praças da Cidade Alta amanheceram com acúmulo anormal de lixo.
Os bairros Kennedy e Jardim Planalto foram os mais afetados. Nestes locais, o atraso na coleta do lixo completa uma semana. Uma dona de casa, de 47 anos, com três filhos pequenos não aguenta mais. Ela disse – que todos os dias coloca o lixo para fora e, no final do dia, tem de recolher. Já perdeu as contas de quantas sacolas teve de trocar. ” Os cachorros rasgam tudo. Conta que juntam, arrumam e o caminhão não passa. Esse depoimento é o retrato da comunidade dos bairros da Cidade Alta.
No bairro Jardim Planalto, o lixo ornamenta e se acumula junto aos postes, cercas e muros de residências. As lixeiras estão cheias e é preciso colocar o lixo no chão. “A gente não pode nem mais sentar na frente, além do lixo acumulado, agora as moscas tomaram conta”, relata uma moradora há 30 anos do local.
Alguns comerciantes das proximidades adquiriram sacos plásticos para acondicionar o montante de lixo.
“Ficamos preocupados com as crianças brincando e, todo esse lixo na rua, nem pra avisar que não vai haver coleta, tá brabo a situação”, desabafa um senhor, dono de um minimercado.
A reportagem do Portal Alegrete Tudo recebeu diversas ligações e contatos de moradores indignados com a situação. “Pode ser que eles me digam onde está o caminhão do lixo!” Vergonha, descaso e falta de respeito”. Alguém me dê noticias?”, são algumas das indagações dos moradores.
“A última vez que o caminhão passou por aqui na Kennedy e Jardim Planalto foi na quarta -feira passada, enquanto isso, as moscas estão se proliferando cada vez mais”, relata uma comerciária.
Essa situação foi constatada em todas as ruas destes bairros.
“Tenho de ficar encerrada com todo esse calorão, porque as moscas estão tomando conta de tudo, e o pior de tudo é que ninguém se manifesta”, indaga um aposentado. “Cadê as autoridades agora”, grita uma mulher de dentro de uma casa, com a frente de sua residência com 16 sacolas plásticas de supermercado cheia de lixo e um saco grande encostado no portão.
Na Avenida Assis Brasil, bairro Vera Cruz e Rondon também há lixo acumulado. O Portal tentou entrar em contato com o setor de limpeza pública da Prefeitura e fomos informados que não há expediente no período da tarde.
Fotos: Júlio Cesar Santos