A escola Murilo Nunes de Oliveira- Polo da Conceição a mais de 50 km da cidade conta com uma estufa totalmente orgânica de 16×6, há mais de dez anos, que produz o ano inteiro e foi montada e mantida pelos alunos.

O professor Marco Aurélio Medeiros dos Santos, mestre em ensino de ciências, explica que conseguiram envolver todos os alunos desde a educação infantil até o ensino médio da escola nesse trabalho de produção de alimentos orgânicos, mostrando a importância de produzir e consumir alimentos sem agrotóxicos.
Ele ressalta que, recentemente, construíram com madeira de descarte, um ecoponto que está acoplado à estufa e uma composteira fechando o ciclo dos resíduos orgânicos que transformam esse material em adubo, por meio da compostagem ( restos de alimentos cascas) e os rejeitos ( papel higiênicos, dentre outros) são recolhidos mensalmente pela Prefeitura.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

O Polo da Conceição é um dos maiores do interior de Alegrete, pois está inserido numa Agro Vila daquela comunidade rural do interior do município e tem forte envolvimento da comunidade escolar em todas as atividades da escola.
O professor Marco lembra que a madeira que sobra do acampamento farroupilha escolar é toda reaproveitada na manutenção dessas estruturas da estufa e compostagem, que são permanentemente mantidas pelos próprios alunos.- Eles aprendem atividades que dizem respeito a sua realidade, e nas propriedades de suas famílias,com isso podem se transformar, inclusive, em renda. Além disso, a forma leve sobre a maneira mais correta e sustentável de produzir hortifrutigranjeiros- alimento indispensável à alimentação humana, observa.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

O projeto existe desde 2013 e atende com alimentos da própria escola Murilo Nunes de Oliveira, desde o nível A até o Ensino Médio- num total de 170 alunos.


Seja o primeiro a comentar