Obras da Praça da Juventude estão paradas e projeto completa cinco anos

No distante maio de 2010, a Prefeitura lançava o projeto da Praça da Juventude. De lá para cá, são cinco anos de um sonho que vem sendo adiado por falta de verbas e atrasos nos recursos entre a Prefeitura e a empreiteira.

SAM_4703

O investimento de 1,6 milhão era previsto como um cartão postal na Zona Leste da cidade. Não é a primeira vez que as obras param e o projeto fica adiado. Mais um ano que finda e a obra não é finalizada.

SAM_4708

O Portal Alegrete Tudo voltou ao canteiro de obras na última terça-feira (15).

SAM_4717

Entre a Avenida Caverá abandonada com asfalto precário e o matagal tomando conta do acostamento, que impossibilita o trânsito de pedestres, o descaso contracena com uma nova avenida Charrua, de asfalto novo e bem sinalizada.

SAM_4712

A pista de skate inacabada já é usada por skatistas. A quadra de areia está tomada por ervas daninhas. O campo de grama sintética, não recebeu as traves e, ao relento entre chuvas e sol, resiste à ação do tempo.

SAM_4714

Há materiais de construção espalhados. As calçadas inacabadas já apresentam deterioração. Na quadra de esportes falta o revestimento do piso, as tabelas de basquetebol e mesmo assim uma garotada indiferente à situação, improvisa um jogo com goleiras feitas de chinelos de dedo.

SAM_4711

SAM_4716

A construção da Praça da Juventude está com mais de 50% da obras concluídas, mas a demora em terminar o serviço pode comprometer tudo que já foi erguido.

SAM_4704

Dois campos receberam módulos de arquibancadas e cercado, mas é preciso plantar grama, a situação do estado do campo é crítica. Ao redor muito trabalho a fazer como colocação dos bueiros e a finalização nas calçadas internas. Os vestiários estão prontos e os postes de iluminação receberam as luminárias.

SAM_4707

SAM_4706

Única a ser implantada no interior do estado, a Praça da Juventude de Alegrete vai oferecer uma área de convivência comunitária, com atividades culturais, inclusão digital e de lazer para a população de todas as faixas etárias.

O projeto foi criado em 2007 em nível nacional com o objetivo de levar um equipamento esportivo público e qualificado para a população. E que ao mesmo tempo, fosse ponto de encontro e referência para a juventude.

Concebido pelo Ministério do Esporte e implementado com governos estaduais e municipais, o projeto Praça da Juventude conta ainda com a parceria do Ministério da Justiça, por intermédio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Na inauguração da ESF Vila Piola, o prefeito Erasmo Guterres anunciou que em três meses a obra seria inaugurada. Na recente inauguração da Cozinha Comunitária mais uma vez o assunto foi pauta e até políticos de esfera federal visitaram o local, mas nada foi resolvido.

SAM_4718

Na Prefeitura, o argumento é que o projeto está lento devido ao atraso no repasse de valores. A Administração diz que está em busca de alternativas para a conclusão da obra.

SAM_4710

Nesta semana o prefeito Erasmo Guterres e a vice Preta Mlazzani estiveram em Brasília com várias pautas de reivindicações e buscando recursos para obras na cidade.Quem sabe não vem uma boa nova para essa importante obra.

A juventude e a comunidade alegretense esperam e torcem que a Praça seja concluída em 2016, propiciando momentos culturais, esportivos e de lazer no prometido cartão postal da Zona Leste.