Organização criminosa teria roubado mais de 200 veículos neste ano
Uma ação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) contra roubo e furto de veículos prendeu, na manhã desta quinta-feira, 16 pessoas. Resultado de 11 meses de investigação, a Operação Trinca Ferro cumpriu 29 mandados de busca e apreensão e 24 mandados de prisão em 17 cidades da Região Metropolitana, dos vales do Sinos e do Caí e do centro do Estado. Neste ano, o bando teria roubado mais de 200 veículos.
Conforme a Polícia Civil, a liderança da organização criminosa recai sobre José Carlos dos Santos, o Seco, que comandava o grupo de dentro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Seco chegou a ser um dos criminosos mais procurados do Rio Grande do Sul após espalhar pânico ao utilizar caminhões para abalroar carros-fortes em rodovias. Desde 2006, está preso.
De acordo com o delegado Juliano Ferreira, titular da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículo, a quadrilha remetia parte dos veículos para Santa Catarina, Paraná e Paraguai, onde eram trocados por dinheiro e, também, por drogas. Os policiais constataram que Seco buscava se aproximar da facção Bala na Cara, com atuação no tráfico de entorpecentes na Região Metropolitana.
Fonte: Zero Hora