Samu salva vidas há 14 anos em Alegrete

O SAMU Estadual completa 20 anos, e em Alegrete esse serviço existe há 14 anos. A primeira base Samu na cidade foi Avenida Tiarajú, e a segunda base, que em breve será inaugurada fica situada na rua na Praça Breno da Silveira, 596, bairro Joaquim Fonseca Milano, próximo ao CIEP.

Os samuzeiros de Alegrete têm orgulho de participar desse serviços que socorre vidas em várias circunstâncias e locais nesses 14 no Município.

Terapeuta utiliza o poder das plantas, a espiritualidade e práticas regenerativas para o bem-estar das pessoas

Depois da ligação para o número 192 que vai direto a Porto Alegre na regulação, que é recebido por médicos, eles seguem os protocolos e só podemos fazer os atendimentos com autorização da regulação, explica enfermeira que coordena a SAMU em Alegrete, Carla dos Santos.

Ela diz que, atualmente, o serviço funciona com 1 Enfermeiro Coordenador RT, 10 técnicos em enfermagem, 8 condutores. Como somos Suporte Básico, no atendimento 1 técnico em enfermagem e o condutor. O maior desafio, de acordo com a coordenadora, é quando o local é de difícil acesso.
O SAMU/RS já recebeu mais de 24 milhões de ligações, com uma média de 2,4 mil chamados por dia. Durante o Seminário Sul-Brasileiro de Urgência e Emergência, a diretora do Departamento de Regulação Estadual, Suelen Arduin, apresentou os dados que destacam os motivos dos chamados de socorro nos anos de 2023 e 2024: motivos clínicos (57%), traumáticos (26%) e psiquiátricos (13%).
Cada um dos servidores tem orgulho de participar desse momento histórico, destaca Carla dos Santos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários