
Os samuzeiros de Alegrete têm orgulho de participar desse serviços que socorre vidas em várias circunstâncias e locais nesses 14 no Município.

Depois da ligação para o número 192 que vai direto a Porto Alegre na regulação, que é recebido por médicos, eles seguem os protocolos e só podemos fazer os atendimentos com autorização da regulação, explica enfermeira que coordena a SAMU em Alegrete, Carla dos Santos.
Ela diz que, atualmente, o serviço funciona com 1 Enfermeiro Coordenador RT, 10 técnicos em enfermagem, 8 condutores. Como somos Suporte Básico, no atendimento 1 técnico em enfermagem e o condutor. O maior desafio, de acordo com a coordenadora, é quando o local é de difícil acesso.
O SAMU/RS já recebeu mais de 24 milhões de ligações, com uma média de 2,4 mil chamados por dia. Durante o Seminário Sul-Brasileiro de Urgência e Emergência, a diretora do Departamento de Regulação Estadual, Suelen Arduin, apresentou os dados que destacam os motivos dos chamados de socorro nos anos de 2023 e 2024: motivos clínicos (57%), traumáticos (26%) e psiquiátricos (13%).
Cada um dos servidores tem orgulho de participar desse momento histórico, destaca Carla dos Santos.